Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: HEMATOLOGIA CLÍNICA APLICADA Código: 40-1440 Nº de Créditos: 04 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE:20h)
Ementa Introdução à Hematologia; hematopoiese; colheita de material para exames hematológicos; técnicas hematológicas; citologia normal do sangue; hemograma; alterações qualitativas e quantitativas da citologia do sangue; diagnóstico laboratorial das anemias, leucemias e demais processos patológicos do sangue; hemoglobinopatias; colagenoses; hemostasia e coagulação sangüínea; imuno-hematologia; noções sobre Banco de Sangue.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 1: DOENÇAS QUE ALTERAM O LEUCOGRAMA Introdução à hematologia: Valores de referência, índices hematimétricos. Elementos figurados do sangue, leucócitos, hemácias e plaquetas. Leucopoiese: generalidades, conceitos. Tipos: leucocitoses, leucopenias, agranulocitose, generalidades, apresentação laboratorial, sinais clínicos e fisiopatologia. Reações leucemoides, processo infeccioso e inflamatório agudo; generalidades, sinais clínicos e apresentação laboratorial. Mononucleose infecciosa: generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. Leucemias agudas, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma; Leucemias crônicas, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: DOENÇAS QUE ALTERAM O ERITROGRAMA Eritropoiese: generalidades, conceitos, anemias, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. Mecanismo do processo anêmico: perda de sangue, produção deficiente e destruição exagerada. Classificação geral das anemias: hemolíticas e não hemolíticas; anemias hemolíticas de causa intrínseca e extrínseca; anemias hemolíticas de causa intrínseca, por defeito na membrana, por defeito no metabolismo e por defeito da hemoglobina, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. Anemias hemolíticas de causa extrínseca: por agentes químicos, físicos, por agentes infecciosos, por agentes imunológicos e por agentes tóxicos, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. Anemias não hemolíticas: por perda de sangue, aguda e crônica, por carência ferropriva e megaloblástica, por defeito da eritropoiese, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento no hemograma. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: DOENÇAS QUE ALTERAM AS PLAQUETAS E O COAGULOGRAMA Hemostasia e coagulação: avaliação do sistema plaquetário e plasmático, vias intrínseca e extrínseca, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos e fisiopatologia, quadro laboratorial. Patologias implicadas no fenômeno da coagulação, hemofilia, coagulação intravenosa disseminada (CIVD), doença de Von Willebrand, Bernard Soulier, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos e fisiopatologia, quadro laboratorial. Controle de qualidade em hematologia. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:
As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, entre outros.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo três avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica FAILACE, Renato; FAILACE, Rafael (Colab.). Hemograma: manual de interpretação . 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1995 e 2003. HOFFBRAND, A. Victor; PETTIT, John E. Atlas colorido de hematologia clínica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001. LEE, G. Richard. Wintrobe hematologia clínica. São Paulo: Manole, 1998
Bibliografia Complementar BORGES-OSÓRIO, Maria Regina Lucena; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. CARVALHO, Eduardo da Silva; CARVALHO, Werther Brunow de. Terapêutica e prática pediátrica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. HAYHOE, F. G. J; YAMAMOTO, Mihoko (Trad.). Atlas colorido de citologia hematológica. 3. ed. Barcelona: Grafos, 1997. HOFFBRAND, A. Victor; PETTIT, John E. Atlas colorido de hematologia clínica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001. LORENZI, Therezinha Ferreira (Coord.). Atlas de hematologia: clínica hematológica ilustrada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
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