Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: HEMATOLOGIA CLÍNICA APLICADA

Código: 40-1440

Nº de Créditos: 04

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE:20h)

 

Ementa

Introdução à Hematologia; hematopoiese; colheita de material para exames hematológicos; técnicas hematológicas; citologia normal do sangue; hemograma; alterações qualitativas e quantitativas da citologia do sangue; diagnóstico laboratorial das anemias, leucemias e demais processos patológicos do sangue; hemoglobinopatias; colagenoses; hemostasia e coagulação sangüínea; imuno-hematologia; noções sobre Banco de Sangue.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a realização e interpretação dos principais exames hematológicos que fornecerão subsídios para o diagnóstico clínico;
  • Entender a fisiopatologia das doenças estudadas, correlacionado às alterações celulares sanguíneas com os sinais e sintomas do paciente;
  • Demonstrar capacidade de desenvolver trabalho em equipe, executar pesquisa e selecionar informações pertinentes aos conteúdos abordados;

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Reconhecer e distinguir a morfologia das células sanguíneas normais e alteradas pelos processos patológicos;
  • Saber descrever as células sanguíneas da linhagem leucocitária madura e imatura (blastos);
  • Conhecer e executar os procedimentos laboratoriais seguindo as normas de biossegurança;
  • Apresentar autonomia e iniciativa na resolução de problemas relacionados à execução dos exames hematológicos.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 1: DOENÇAS QUE ALTERAM O LEUCOGRAMA

Introdução à hematologia: Valores de referência, índices hematimétricos.

Elementos figurados do sangue, leucócitos, hemácias e plaquetas.

Leucopoiese: generalidades, conceitos.

Tipos: leucocitoses, leucopenias, agranulocitose, generalidades, apresentação laboratorial, sinais clínicos e fisiopatologia.

Reações leucemoides, processo infeccioso e inflamatório agudo; generalidades, sinais clínicos e apresentação laboratorial.

Mononucleose infecciosa: generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma.

Leucemias agudas, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma;

Leucemias crônicas, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 2: DOENÇAS QUE ALTERAM O ERITROGRAMA

Eritropoiese: generalidades, conceitos, anemias, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma. Mecanismo do processo anêmico: perda de sangue, produção deficiente e destruição exagerada.

Classificação geral das anemias: hemolíticas e não hemolíticas; anemias hemolíticas de causa intrínseca e extrínseca; anemias hemolíticas de causa intrínseca, por defeito na membrana, por defeito no metabolismo e por defeito da hemoglobina, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma.

Anemias hemolíticas de causa extrínseca: por agentes químicos, físicos, por agentes infecciosos, por agentes imunológicos e por agentes tóxicos, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento do hemograma.

Anemias não hemolíticas: por perda de sangue, aguda e crônica, por carência ferropriva e megaloblástica, por defeito da eritropoiese, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos, fisiopatologia, comportamento no hemograma.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: DOENÇAS QUE ALTERAM AS PLAQUETAS E O COAGULOGRAMA

Hemostasia e coagulação: avaliação do sistema plaquetário e plasmático, vias intrínseca e extrínseca, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos e fisiopatologia, quadro laboratorial.

Patologias implicadas no fenômeno da coagulação, hemofilia, coagulação intravenosa disseminada (CIVD), doença de Von Willebrand, Bernard Soulier, generalidades, conceitos, tipos, etiopatogenia, sinais clínicos e fisiopatologia, quadro laboratorial.

Controle de qualidade em hematologia.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais, casos clínicos e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, entre outros.

  • Realização de atividades de extensão conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo três avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

  

Bibliografia Básica

FAILACE, Renato; FAILACE, Rafael (Colab.). Hemograma: manual de interpretação . 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1995 e 2003.

HOFFBRAND, A. Victor; PETTIT, John E. Atlas colorido de hematologia clínica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001.

LEE, G. Richard. Wintrobe hematologia clínica. São Paulo: Manole, 1998

 

Bibliografia Complementar

BORGES-OSÓRIO, Maria Regina Lucena; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

CARVALHO, Eduardo da Silva; CARVALHO, Werther Brunow de. Terapêutica e prática pediátrica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

HAYHOE, F. G. J; YAMAMOTO, Mihoko (Trad.). Atlas colorido de citologia hematológica. 3. ed. Barcelona: Grafos, 1997.

HOFFBRAND, A. Victor; PETTIT, John E. Atlas colorido de hematologia clínica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001.

LORENZI, Therezinha Ferreira (Coord.). Atlas de hematologia: clínica hematológica ilustrada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.