Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências da Saúde

Disciplina: Toxicologia

Código: 40-1195

Carga Horária: 60h (Teórica: 60h)

Nº de Créditos: 03

 

Ementa:

Introdução à toxicologia, toxicocinética, toxicodinâmica, avaliação toxicológica, toxicologia social e de medicamentos, toxicologia ocupacional, toxicologia dos alimentos, toxicologia ambiental e toxicologia forense.

 

Objetivos:

Promover o conhecimento, habilidades e atitudes para a compreensão da toxicologia social e de medicamentos, ambiental, dos alimentos e ocupacional.    

 

Conteúdos Curriculares:

Introdução ao estudo da toxicologia: histórico, conceito, objetivo, divisão, importância, finalidade, áreas e aspectos da toxicologia.

Toxicocinética: absorção, distribuição, excreção e biotransformação de tóxicos. Toxicodinâmica: mecanismos gerais de toxicidade.

Avaliação toxicológica: conceito, relação dose-resposta, testes toxicológicos, toxicidade aguda e crônica, efeitos carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos. Toxicologia dos radicais livres, principais radicais livres, formação dos radicais livres, mecanismo de ação, principais patologias atribuídas aos radicais livres, antioxidantes.

Toxicologia social e de medicamentos: monitorização terapêutica, intoxicações por medicamentos, divisão por idade e classe terapêutica, noções e conceitos em farmacodependência, fármacos e drogas que causam dependência, potencial de abuso e tolerância. Opiáceos e opioides, estimulantes do SNC, barbitúricos e benzodiazepínicos, analgésicos e antiinflamatórios, etanol, inalantes, tabaco, canabis, alucinógenos e dopagem no esporte.

Toxicologia de alimentos: padrões de segurança, principais contaminantes, arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, micotoxinas, praguicidas.

Toxicologia ocupacional: monitorização ambiental e biológica; principais contaminantes do ambiente de trabalho, toxicologia de metais, agentes metemoglobinizantes, solventes orgânicos.

Toxicologia Ambiental: Ecotoxicologia, Legislação ambiental vigente.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

Avaliação:

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

LARINI, L. Toxicologia. 3.ed. São Paulo: Manole, 1997. 30p.

MORAES, E. de C. F.; SZNELWAR, R. B.; FERNICOLA, N. A.G.G. de. Manual de toxicologia analítica.. São Paulo: Roca, 1991. 229p.

OGA, Seizi; OGA, Seizi (Edit). Fundamentos de toxicologia. 2.ed São Paulo: Atheneu, 2003. 474p.

 

Bibliografia Complementar  

GRAEFF, Frederico G. Drogas psicotrópicas e seu modo de ação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1989. 135p.

GRAEFF, Frederico Guilherme; GUIMARAES, Francisco Silveira.  Fundamentos de psicofarmacologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 238 p.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia: básica & clínica. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 1054p.

LIMA, Darci Roberto. Manual de Farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 892p.

RANG, H. P; DALE, M. M-; RITTER, J. M.  Farmacologia/  H. P. Rang. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.