Área do Conhecimento de Ciências Biológicas Componente Curricular: GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR I Código: 20-849 Carga Horária: 80h (Teórica:60h) (TDE:20) Créditos: 04
Ementa Fundamentos de genética. Divisão celular. Interações alélicas e gênicas. Composição e replicação do DNA. Síntese proteica. Controle da expressão gênica. Mutações. Técnicas de DNA recombinante. Marcadores moleculares.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 1: CONCEITOS DE GENÉTICA E DIVISÃO CELULAR Apresentar os conceitos básicos de genética (cromatina; cromossomos; genes; homozigose; heterozigose; homólogos; genótipo; fenótipo; gerações). Aprofundar os conhecimentos sobre divisão celular por mitose e meiose e suas implacações no crescimento, desenvolvimento, reprodução e variabilidade genética.
TDE 01 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: GENÉTICA MENDELIANA E INTERAÇÕES ALÉLICAS E GÊNICAS Conceituar aspectos relacionados com a segregação mendeliana (1ª e 2ª Lei de Mendel), interações alélicas (dominância e recessividade; semi-dominância; co-dominância; sobre-dominância; genes letais), interações gênicas (epistasias).
TDE 02 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: COMPOSIÇÃO E REPLICAÇÃO DO DNA Apresentar a composição e estrutura dos ácidos nucléicos e os mecanismos e enzimas envolvidas na replicação do DNA in vivo e in vitro (PCR).
TDE 03 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
UNIDADE DE ENSINO 4: SÍNTESE PROTEICA Apresentar os processos de transcrição e processamento do RNA mensageiro e a síntese proteica pelos ribossomos.
TDE 04 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
UNIDADE DE ENSINO 5: CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA Apresentar os mecanismos de controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos.
TDE 05 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 05.
UNIDADE DE ENSINO 6: MUTAÇÕES Apresentar as mutações núméricas (poliploidias e aneuploidias), estruturais (deleção, inversão, translocação de DNA) e pontuais (adição, deleção e substituição de bases), bem como suas possíveis causas e consequências. TDE 06 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 06.
UNIDADE DE ENSINO 7: DNA RECOMBINANTE Apresentar as diversas técnicas de DNA recombinante (enzimas de restrição, vetores de clonagem, bancos de DNA, técnicas de hibridização e sequenciamento de DNA) aplicadas a clonagem gênica. Prática de uso da base de dados da National Center for Biotechnology Information – NCBI.
TDE 07 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 07.
UNIDADE DE ENSINO 8: ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - TRANSGENIA Apresentar técnicas de obtenção, aplicações e avaliação de riscos alimentares e ambientais de transgênicos.
TDE 08 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 08.
UNIDADE DE ENSINO 9: MARCADORES MOLECULARES Apresentar as bases genéticas e aplicações dos principais marcadores moleculares (RFLP, Minissatélites, PCR, Microssatélites, RAPD, AFLP, SNP).
TDE 09 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 09.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. ZAHA, Arnaldo (Coord.). Biologia molecular básica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996, 2000, 2012.
Bibliografia Complementar ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. FERREIRA, M. E.; GRATTAPALIA, D.; FERNANDÉZ, J. N. Introduccion al uso de marcadores moleculares en el análisis genético. Brasília: Embrapa, 1998. KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. PASTERNAK, J. J. Uma introdução à genética molecular humana: mecanismos das doenças hereditárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. ÉTIENNE, J. Bioquímica, genética e biologia molecular. 6. ed. São Paulo: Santos, 2003. HOFFEE, P. A. Genética médica molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
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