Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR I

Código: 20-849

Carga Horária: 80h (Teórica:60h) (TDE:20)

Créditos: 04

 

Ementa

Fundamentos de genética. Divisão celular. Interações alélicas e gênicas. Composição e replicação do DNA. Síntese proteica. Controle da expressão gênica. Mutações. Técnicas de DNA recombinante. Marcadores moleculares.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:

  • Capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico;
  • Habilidade de trabalho em equipe;
  • Dominar a leitura, interpretação e a capacidade de produção de textos em diferentes formas de linguagem e representações que envolvem conhecimento genético e molecular, a fim de se comunicar adequadamente.

 

Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:

  • Proporcionar o conhecimento sobre os princípios básicos da genética relacionados a doenças genéticas;
  • Desenvolver conhecimentos sobre as bases moleculares da hereditariedade e sua aplicação no diagnóstico e medicina forense;
  • Propiciar conhecimentos sobre técnicas de DNA recombinante a suas aplicações no desenvolvimento de novos medicamentos e formas terapêuticas.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 1: CONCEITOS DE GENÉTICA E DIVISÃO CELULAR

Apresentar os conceitos básicos de genética (cromatina; cromossomos; genes; homozigose; heterozigose; homólogos; genótipo; fenótipo; gerações). Aprofundar os conhecimentos sobre divisão celular por mitose e meiose e suas implacações no crescimento, desenvolvimento, reprodução e variabilidade genética.

 

TDE 01 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 2: GENÉTICA MENDELIANA E INTERAÇÕES ALÉLICAS E GÊNICAS

Conceituar aspectos relacionados com a segregação mendeliana (1ª e 2ª Lei de Mendel), interações alélicas (dominância e recessividade; semi-dominância; co-dominância; sobre-dominância; genes letais), interações gênicas (epistasias).

 

TDE 02 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: COMPOSIÇÃO E REPLICAÇÃO DO DNA

Apresentar a composição e estrutura dos ácidos nucléicos e os mecanismos e enzimas envolvidas na replicação do DNA in vivo e in vitro (PCR).

 

TDE 03 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 4: SÍNTESE PROTEICA

Apresentar os processos de transcrição e processamento do RNA mensageiro e a síntese proteica pelos ribossomos.

 

TDE 04 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 5: CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA

Apresentar os mecanismos de controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos.

 

TDE 05 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 6: MUTAÇÕES

Apresentar as mutações núméricas (poliploidias e aneuploidias), estruturais (deleção, inversão, translocação de DNA) e pontuais (adição, deleção e substituição de bases), bem como suas possíveis causas e consequências.

TDE 06 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 7: DNA RECOMBINANTE

Apresentar as diversas técnicas de DNA recombinante (enzimas de restrição, vetores de clonagem, bancos de DNA, técnicas de hibridização e sequenciamento de DNA) aplicadas a clonagem gênica. Prática de uso da base de dados da National Center for Biotechnology Information – NCBI.

 

TDE 07 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 07.

 

UNIDADE DE ENSINO 8: ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS - TRANSGENIA

Apresentar técnicas de obtenção, aplicações e avaliação de riscos alimentares e ambientais de transgênicos.

 

TDE 08 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 08.

 

UNIDADE DE ENSINO 9: MARCADORES MOLECULARES

Apresentar as bases genéticas e aplicações dos principais marcadores moleculares (RFLP, Minissatélites, PCR, Microssatélites, RAPD, AFLP, SNP).

 

TDE 09 – As atividades de trabalho discente efetivo constarão de resolução de exercícios de fixação de conceitos, envolvendo os conteúdos da Unidade 09.

 

Metodologia

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

  • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;
  • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;
  • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;
  • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;
  • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

Bibliografia Básica

BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

ZAHA, Arnaldo (Coord.). Biologia molecular básica.  Porto Alegre: Mercado Aberto, 1996, 2000, 2012.

 

Bibliografia Complementar

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FERREIRA, M. E.; GRATTAPALIA, D.; FERNANDÉZ, J. N. Introduccion al uso de marcadores moleculares en el análisis genético. Brasília: Embrapa, 1998.

KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PASTERNAK, J. J. Uma introdução à genética molecular humana: mecanismos das doenças hereditárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

ÉTIENNE, J. Bioquímica, genética e biologia molecular. 6. ed. São Paulo: Santos, 2003.

HOFFEE, P. A. Genética médica molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.