Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências Biológicas

Disciplina: Genética e Biologia Molecular

Código: 20-510  

Carga Horária: 80h  (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

Introdução à Genética e Biologia Molecular. Estrutura e função de ácidos nucleicos, replicação, transcrição e síntese proteica. Mutações. Doenças genéticas. Técnicas de DNA recombinante; técnicas de hibridização de ácidos nucleicos; sequenciamento de DNA; obtenção de organismos geneticamente modificados; marcadores moleculares; diagnóstico molecular; manipulação genética de organismos vivos; terapia gênica e outras abordagens terapêuticas baseadas em genética molecular.

 

Objetivos:

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a compreensão da importância dos processos moleculares para a manutenção morfofisiológica das células eucarióticas e procarióticas, bem como capacitar os acadêmicos à analise e interpretação de resultados de experimentos que utilizam técnicas de Genética Molecular.

 

Conteúdos Curriculares:

Introdução à Genética e Biologia Molecular

Estrutura e função do DNA e RNA.

Replicação do DNA

Transcrição gênica

Processamento de RNA

Tradução: código genético e síntese de proteínas

Mutação gênica

Conceitos fundamentais da genética, bases mendelianas da hereditariedade.

Genética e câncer: ciclo celular, oncogenes e proto-oncogenes

Técnicas de DNA recombinante

Reação em cadeia da polimerase (PCR)

Técnicas de hibridização

Sequenciamento de DNA

Obtenção de organismos geneticamente modificados (OGMs)

Marcadores moleculares

Diagnóstico molecular e genética forense utilizando ferramentes moleculares.

Terapia celular e terapia gênica e outras abordagens terapêuticas baseadas em genética molecular

Princípios das terapias baseadas em genética molecular e de tratamentos com proteínas recombinantes ou vacinas produzidas por engenharia genética

Aspectos éticos da terapia gênica humana

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

Avaliação:

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

BIBLIOGRAFIA

BibliografiaBásica

ALBERTS, Bruce; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; MORGAN, David; RAFF, Martin; ROBERTS, Keith; WALTER, Peter; WILSON, John; HUNT, Tim. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1428 p [Biblioteca Virtual]

MILLER, Jeffrey; SUZUKI, David T; LEWONTIN, Richard C; GRIFFITHS, Anthony J. F.; GELBART, William M. Introdução à Genética. 10. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2013. 710 p

MENCK, C.F.M. Genética molecular básica: dos genes aos genomas. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 528p. [Biblioteca Virtual]

 

Bibliografia Complementar

BORGES-OSÓRIO, Maria Regina; ROBINSON, Wanyce Miriam. Genética humana. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 763 p  

ROBERTIS, E. M.F. de; HIB, José; PONZIO, Roberto. Biologia celular e molecular. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. xiv, 413p

STRACHAN, T.; READ, A. Genética Molecular Humana.  4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 781p. [Biblioteca Virtual]

WATSON, James D. [etal.]. Biologia molecular do gene.  7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 882 p [Biblioteca Virtual]

ZAHA, Arnaldo (Coord.). Biologia molecular básica. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001. 336 p