Departamento de Linguística, Letras e Artes Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I E Código: 80-237 Carga Horária: 40h Teórica: 40h (EAD) N° de Créditos: 02
Ementa Análise temática, compreensiva, interpretativa e crítica de gêneros textuais. Práticas de oralidade, leitura e escrita.
Objetivo Geral Ampliar e aperfeiçoar a capacidade comunicativa oral e escrita do uso da Língua Portuguesa.
Objetivos Específicos Desenvolver habilidades e competências de leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente. Aprofundar práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita, além de expressão oral. Empregar a linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.
Conteúdo Curricular Unidade 1 - Leitura: estratégias cognitivas e metacognitivas: Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações. Antecipação de informações. Realização de inferências. Verificação de informações no texto. Articulação de índices textuais e contextuais.
Unidade 2 – Tema, tese e argumentos Unidade 3 - Unidade e referência Unidade 4 - Coesão e coerência: Análise temática, compreensão, interpretação, posicionamento crítico e aprendizagem significativa. Prática de produção textual oral e escrita.
Metodologia Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico: aulas expositivo-dialogadas; práticas de leitura e análise textual; análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente; produção de textos orais e escritos; trabalhos individuais e em grupo; seminários temáticos e dirigidos. A TDE será trabalhada através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de: leitura e análise de textos; produções de textos orais e escritos; trabalhos avaliativos ao longo do semestre. Para a TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005. ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa - Noções Básicas para Cursos Superiores - Atlas 9ª Ed. 2010. MARTINS, D. S. Português Instrumental. 3. ed., Porto Alegre: Sagra, 2010.
Bibliografia Complementar FARACO, C. A; MANDRYK, D. Língua Portuguesa - Prática de Redação P/estudantes Universitários, Vozes, 2008. FERREIRA, A. B.H.; ANJOS, M.; FERREIRA, M. B. (Coord.). Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2010. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2014. LEDUR, P. F. Português Prático - De Acordo com a Nova Ortografia, Saraiva, 2012. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. |