DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DO ESPORTE INFANTIL Código: 70-652 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Caracterização, análise e discussão do papel, função e conceito do esporte na Educação Física. Relação entre a prática de atividades motoras específicas da Educação Física e dimensões psicológicas: motivação, ansiedade, estresse, dependência e reações afetivas da Educação Física e do Esporte. Fatores psicológicos que podem influenciar a prática da Educação Física e Esporte escolar.
2. OBJETIVO: Identificar e analisar os aspectos psicológicos do comportamento individual e interpessoal envolvidos nas atividades motoras específicas da prática do esporte infantil e escolar, bem como o entendimento da psicomotricidade e a atuação do em Educação Física neste âmbito.
3. OBJETIVOS ESPECIFICOS: - Entender o papel da psicomotricidade e da atuação do profissional de Educação Física neste âmbito. - Compreender a relação entre as fases do desenvolvimento infantil e suas aplicações no esporte. - Discutir os aspectos comportamentais da criança no contexto esportivo.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - Fases do desenvolvimento infantil e suas aplicações no esporte; - Comportamentos disfuncionais na infância relacionados ao esporte; - Stress no esporte infantil: conceitos e fases; - Competição e bullying no esporte; - Motivação da criança no contexto esportivo; - Relacionamento interpessoal e de grupo: professores, pais e alunos; - Valores, crenças e liderança na Educação Física e no esporte; - Reflexões acerca do esporte âmbito escolar. - Esporte competitivo, educativo e recreativo
5. METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas e de laboratório, seminários.
6. AVALIAÇÃO: A avaliação do aluno será através da realização de provas teórico-práticas.
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7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BENNO, B. JR.; SAMULSKI, D. Manual de treinamento psicológico para o esporte. Porto Alegre, RS: Feevale, 2002. DE ROSE JR., Dante (org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002. KORSAKAS, P. O esporte infantil: as possibilidades de uma prática educativa. In: D. De Rose Jr (org.) Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FOULIN, J. N.; MOUCHON, S. Psicologia da Educação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996/1999/2001/2002/2004. GALVÃO, I.; WALLON, H. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995/2001/2003. POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
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