URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DO ESPORTE INFANTIL

Código: 70-652

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Caracterização, análise e discussão do papel, função e conceito do esporte na Educação Física. Relação entre a prática de atividades motoras específicas da Educação Física e dimensões psicológicas: motivação, ansiedade, estresse, dependência e reações afetivas da Educação Física e do Esporte. Fatores psicológicos que podem influenciar a prática da Educação Física e Esporte escolar.

 

2. OBJETIVO:

Identificar e analisar os aspectos psicológicos do comportamento individual e interpessoal envolvidos nas atividades motoras específicas da prática do esporte infantil e escolar, bem como o entendimento da psicomotricidade e a atuação do em Educação Física neste âmbito.

 

3. OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Entender o papel da psicomotricidade e da atuação do profissional de Educação Física neste âmbito.

- Compreender a relação entre as fases do desenvolvimento infantil e suas aplicações no esporte.

- Discutir os aspectos comportamentais da criança no contexto esportivo.  

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Fases do desenvolvimento infantil e suas aplicações no esporte;

- Comportamentos disfuncionais na infância relacionados ao esporte;

- Stress no esporte infantil: conceitos e fases;

- Competição e bullying no esporte;

- Motivação da criança no contexto esportivo;

- Relacionamento interpessoal e de grupo: professores, pais e alunos;

- Valores, crenças e liderança na Educação Física e no esporte;

- Reflexões acerca do esporte âmbito escolar.

- Esporte competitivo, educativo e recreativo

 

5. METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas e de laboratório, seminários.

 

6. AVALIAÇÃO:

A avaliação do aluno será através da realização de provas teórico-práticas.

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BENNO, B. JR.; SAMULSKI, D. Manual de treinamento psicológico para o esporte. Porto Alegre, RS: Feevale, 2002.

DE ROSE JR., Dante (org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KORSAKAS, P. O esporte infantil: as possibilidades de uma prática educativa. In: D. De Rose Jr (org.) Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FOULIN, J. N.; MOUCHON, S. Psicologia da Educação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996/1999/2001/2002/2004.

GALVÃO, I.; WALLON, H. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995/2001/2003.

POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.