Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM ACADEMIAS Código: 60-398 Carga Horária: 30 Número de Créditos: 02 Créditos
1 EMENTA Estruturação e gerenciamento de uma academia.
2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Capacitar os alunos para estruturação e gerenciamento de academia.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 1 Estruturação de uma academia: aspectos legais (licenciamento, constituição de firma, impostos, encargos sociais e trabalhistas...) e aspectos administrativos; 2 Gerenciamento de academia: aspectos econômicos; infra-estrutura, espaço físico, instalações e equipamentos; 3 Prestação de serviços; 4 Organização e capacitação de recursos humanos (professores, funcionários); 5 Organização funcional da academia (cronogramas: férias, avaliação física, manutenção e outros); 6 Estratégias de marketing (imagem institucional, fidelização do cliente, qualidade da prestação do serviço, marketing promocional); 7 Elaboração de projeto de criação e estruturação de uma academia.
4 METODOLOGIA 1 Estruturação de uma academia: aspectos legais (licenciamento, constituição de firma, impostos, encargos sociais e trabalhistas...) e aspectos administrativos; 2 Gerenciamento de academia: aspectos econômicos; infra-estrutura, espaço físico, instalações e equipamentos; 3 Prestação de serviços; 4 Organização e capacitação de recursos humanos (professores, funcionários); 5 Organização funcional da academia (cronogramas: férias, avaliação física, manutenção e outros); 6 Estratégias de marketing (imagem institucional, fidelização do cliente, qualidade da prestação do serviço, marketing promocional); 7 Elaboração de projeto de criação e estruturação de uma academia.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será por meio de provas sobre as aprendizagens decorrentes, seminários, trabalhos individuais e em grupo. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Câmpus, 2000. DRUCKER, P. O Líder do futuro. Editora Futura, 6.ed. São Paulo, 2003. PETERS, T. O Circulo da inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBRECHT, K.; SANVICENTE, A. Z. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Pioneira, 2003. COHEN, A. MBA curso prático de administração. Rio de Janeiro: Editora Campos, 1999. FACULDADE INTEGRADA CASTELO BRANCO. Organização de competições: torneios e campeonatos. 20. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. SABA, F. Liderança e gestão para academias e clubes esportivos. Rio de Janeiro: Phorte, 2006. POIT, D. R. Organização de Eventos Esportivos. n. 2. Linguagem Esporética Estrutura e Normas de Redação de Regulamentos, 2006.
|