Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Projeto Integrador em Educação Física II Código: 40-997 Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Desenvolvimento, em grupo supervisionado, de um projeto integrando as disciplinas desenvolvidas até o 3º semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e por projetos.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Criação do Problema
Unidade 2 – Resolução do problema
METODOLOGIA: A disciplina consistirá em aulas teóricas e orientações de preparação e execução das atividades além de supervisão constante do professor da disciplina nas atividades acadêmicas de resolução de problemas, além disso serão realizados seminários de acompanhamento durante a disciplina. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende a realização e entrega das tarefas propostas pelo professor da disciplina no tempo determinado, além da entrega do relatório final e as apresentações dos seminários de acompanhamento e seminário final. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina. |
Bibliografia Básica GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, E. MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010. THOMAS, J.R & NELSON, N.K. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed: Porto Alegre. 2002.
Bibliografia Complementar GOLDENBERGER, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2.d. Rio de Janeiro: Record, 2001. MOLINA NETO, V. TRIVINOS, A.N.S. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004. SAMPIERE, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Grupo A, 2013. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. STORTI, A. T. et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 2. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2006. |