URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Cultura e Lazer

Código: 40-996

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício profissional na cultura e lazer, sob orientação e supervisão docente. Intervenções compreendendo atividades de observação, planejamentos e reflexão.

 

Objetivos:

Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos dos esportes.

Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos dos esportes a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.

Vivenciar experiências de ensino dos esportes mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática.

 

Conteúdos Curriculares:

Unidade 1- Experiências de Ensino em Cultura e Lazer;

Observação e reflexão de situações contextualizadas no âmbito da cultura e lazer;

Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da cultura e lazer;

Planejamento didático de conteúdos da cultura e lazer;

Estudos individuais e coletivos aplicados no lazer.

 

Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional:

Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas à cultura e lazer em diferentes espaços profissionais e públicos.

Relatório de experiências de ensino e reflexões das intervenções estabelecendo relação teórico-prática.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.

 

Avaliação:

O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 2011.

SILVA, T. A. da C. e GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao  alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

Bibliografia Complementar

AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.

BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de Educação Física. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003.

PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.

MARCELLINO, N. C. (org.) Lazer e Recreação repertório de atividades por fases da vida. São Paulo: Campinas Papirus, 2013