URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Medidas e Avaliação Física

Código: 40-994

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h) (Prática: 40h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa:

Avaliação em Educação Física. Métodos cineantropométricos de avaliação de composição corporal e aptidão física relacionadas a saúde e desempenho.

 

Objetivos:

Conhecer os aspectos históricos e conceituais da cineantropometria e analise da composição corporal, além das suas relações com saúde e desempenho.

Apropriar-se de métodos cineantropométricos para avaliar a aptidão cardiorrespiratória, de potência, de resistência e de força muscular relacionando-as à saúde e ao desempenho.

Fornecer aos alunos conhecimentos sobre testes, medidas e avaliação, bem como, interpretar e aplicar os resultados obtidos por meio dos mesmos.

 

Conteúdos Curriculares:

Unidade 1 – Introdução a Cineantropometria.

Conceitos históricos da Cineantropometria e Avaliação Física.

Introdução a Cineantropometria e importância da avaliação.

Anamnese, índice de massa corporal (IMC), Relação Cintura Estatura e Relação Cintura Quadril.

 

Unidade 2 – Composição corporal

Métodos e modelos de avaliação da Composição Corporal.

Métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos de avaliação da composição corporal.

Antropometria na avaliação da composição corporal.

Análise e interpretação dos dados da avaliação de composição corporal.

 

Unidade 3 – Avaliação Funcional

Avaliação da aptidão cardiorrespiratória.

Avaliação da potência e resistência aeróbia e anaeróbia.

Avaliação da força muscular.

Avaliação da potência e resistência muscular.

Análise e interpretação dos dados da avaliação funcional.

 

Unidade 4 – Avaliação em populações especiais.

Avaliação da aptidão física em crianças.

Avaliação funcional em idosos.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas Aulas serão teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais, além de aulas práticas em laboratórios com a aplicação prática de todos os testes, além disso serão realizadas discussões em grupo.

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

A formação envolve atividades práticas como componente curricular, distribuídas ao longo do semestre de forma articulada com as demais disciplinas. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leitura.

 

Avaliação:

O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, de modo a incluir relatórios de atividades, textos escritos, fichamento bibliográfico, apresentação de estudos individuais e em grupos, planejamentos, seminários, bem como avaliações teóricas e práticas seriadas do conjunto dos conteúdos da disciplina ao final do semestre. É composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ROCHA, C, P. E. P. da.  Medidas e avaliação em ciência do esporte. 6.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

AMERICAN COLLEGE OF SPORT MEDICINE. Manual do ACSM para avaliação da aptidão física relacionada à saúde. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

TRITSCHLER, K.; GREGUOL, M (trad). Medida e avaliação em educação física e esporte de Barrow e Mcgee. 5.ed. São Paulo: Manole, 2003.

 

Bibliografia Complementar

FARINATTI, P.; MONTEIRO, W. D. Fisiologia e avaliação funcional. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

HEYWARD, V.  H. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: Manole. 2000.  

HOWLEY, E. T.; FRANKS, B, D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MORROW Jr., J. R. et al. Medida e avaliação do desempenho humano. 2. ed.  Porto Alegre: Artmed, 2003.

PITANGA, F. J. G. Testes, medidas e avaliação: em educação física e esporte. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2005.