URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Esporte

Código: 40-989

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício da docência nos esportes sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos, intervenções e reflexão da ação pedagógica.

 

Objetivos:

Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos dos esportes.

Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos dos esportes a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.

Vivenciar experiências de ensino dos esportes mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática.

 

Conteúdos Curriculares:

Unidade 1- Experiências de Ensino dos esportes;

Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino dos esportes;

Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos dos esportes;

Planejamento didático de conteúdos dos esportes;

Estudos individuais e coletivos aplicados aos esportes.

 

Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional:

Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas aos esportes em diferentes espaços profissionais e públicos.

Relatório de experiências de ensino e reflexões das intervenções estabelecendo relação teórico-prática  .

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.  A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.

 

Avaliação:

O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminha das que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, GO (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004.  

GRECO, P.J.; BENDA, R (org.): Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG. 1998.

KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.

 

Bibliografia Complementar

APOLO, A. A criança e o adolescente no esporte: como deveria ser. São Paulo: Phorte, 2007.  

BLANCO, N.A., 1.000 exercícios de preparação física: a preparação física na infância, puberdade e idade adulta; tradução Ronei Silveira Pinto ... [et al.] 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

PAES, R. R. ; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2005.  

WEINECK, J.  Biologia do esporte. Editora Manole. São Paulo. Brasil. 2005.  

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: Midiograf, 2001.