Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Esporte Código: 40-989 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h) Nº de Créditos: 02
Ementa: Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício da docência nos esportes sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos, intervenções e reflexão da ação pedagógica.
Objetivos: Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos dos esportes. Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos dos esportes a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino. Vivenciar experiências de ensino dos esportes mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática.
Conteúdos Curriculares: Unidade 1- Experiências de Ensino dos esportes; Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino dos esportes; Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos dos esportes; Planejamento didático de conteúdos dos esportes; Estudos individuais e coletivos aplicados aos esportes.
Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional: Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas aos esportes em diferentes espaços profissionais e públicos. Relatório de experiências de ensino e reflexões das intervenções estabelecendo relação teórico-prática .
Metodologia: O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas. A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.
Avaliação: O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminha das que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina. |
Bibliografia Básica GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, GO (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004. GRECO, P.J.; BENDA, R (org.): Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: UFMG. 1998. KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.
Bibliografia Complementar APOLO, A. A criança e o adolescente no esporte: como deveria ser. São Paulo: Phorte, 2007. BLANCO, N.A., 1.000 exercícios de preparação física: a preparação física na infância, puberdade e idade adulta; tradução Ronei Silveira Pinto ... [et al.] 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. PAES, R. R. ; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2005. WEINECK, J. Biologia do esporte. Editora Manole. São Paulo. Brasil. 2005. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina, PR: Midiograf, 2001. |