URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Fundamentos da Educação Física: Introdução aos Aspectos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Éticos

Código: 40-985

Carga Horária: 80h Teórica: 40h   Prática: 20h   TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

EMENTA:

Estudo da Educação Física, suas correntes históricas e filosóficas. A educação física e suas relações com a sociedade. Os Aspectos Éticos da Educação Física enquanto: disciplina acadêmica, profissão, mercado de trabalho e área de estudo, formação inicial e continuada.

 

OBJETIVOS:

  • Analisar as correntes históricas e filosóficas que orientaram a Educação Física.
  • Descrever e analisar criticamente os aspectos históricos e filosóficos e sua relação com a prática profissional.
  • Explicitar a relação intrínseca da educação física com a sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, esportivos, educacionais, políticos.
  • Analisar o papel da ética para o desempenho e a formação do profissional de Educação Física.
  • Introduzir o estudante no curso de Educação Física, especialmente nas discussões sobre o objeto de estudo da Educação Física.
  • Esclarecer as esferas de estudo acadêmico e de prática profissional em Educação Física.
  • Esclarecer os princípios norteadores e a estrutura curricular do curso de Educação Física da URI.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Física.

O processo que originou a Educação Física e seus principais aspectos históricos.

Contexto histórico e filosófico dos Jogos Olímpicos, Olimpismo e Movimento Olímpico.

 

Unidade 2 - Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Física.

Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento na Grécia e em Roma.

Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento na Idade Média.

Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento do Renascimento até os dias atuais.

 

Unidade 3 - Aspectos Históricos: A Gênese do Esporte Moderno.

A gênese do esporte moderno e tendências da Educação Física Brasileira.

 

Unidade 4 – Educação Física: Aspectos Sociológicos

Sociologia e Educação física.

Tendências histórico-culturais da educação física.

Paradigmas de abordagem da educação física.

 

Unidade 5 – Educação Física: Aspectos Sociológicos.

Reflexão: sociedades e educação física.

Análise do sistema esportivo.

Imagens do corpo na educação física: ética, estética, gênero, etnia/raça, relações étnico-raciais, cultura indígena, afro-brasileira e africana.

A educação física na sociedade atual: reflexões sócio-filosóficas.

 

Unidade 6 – Educação Física: Aspectos Sociológicos e Legislação.

O esporte com o papel de uma reunião social. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais

Atitudes, interesses e habilidades sociais. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

A socialização das emoções: estudo na interação social. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Paradigmas do estudo das atitudes, interesses e habilidades sociais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008. Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

 

Unidade 7 – Educação Física: Aspectos Sociológicos.

O esporte com o papel de uma reunião social. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais

Atitudes, interesses e habilidades sociais. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

A socialização das emoções: estudo na interação social. Res. nº 01/CNE/2012 –Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Paradigmas do estudo das atitudes, interesses e habilidades sociais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008. Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

 

Unidade 8 – Educação Física: Aspectos Éticos

Objeto de estudo e campos de análise.

Esferas de estudo acadêmicas da Educação Física.

Esferas de prática profissional em Educação Física.

 

Unidade 9 - Mercado de Trabalho em Educação Física

Diversidade dos campos de intervenção profissional.

Características do mercado de trabalho na área.

Perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional.

 

Unidade 10 - Formação Inicial e Continuada em Educação Física

Modelos de organização curricular na formação inicial.

Cursos de pós-graduação em Educação Física: instituições, programas e áreas de concentração.

Projeto pedagógico do curso de Educação Física da URI: princípios norteadores e estrutura curricular.

 

Unidade 11 - Ética profissional: estratégia de ação.

O campo de intervenção profissional e o campo da Educação Física em outras áreas.

Sistema CONFEF/CREF.

Documentos e Cartas da Educação Física.

Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

 

METODOLOGIA:

As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação, discussão em forma de seminários, reuniões, participação em seções públicas da esfera administrativa municipal, (prefeitura, câmara de vereadores, secretarias e departamentos).

O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CABRAL, L. A. M. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo. Odysseus, 2004.

MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009.

CONFEF. Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Rio de Janeiro, 2015. On line.

 

Bibliografia Complementar

CARMO JUNIOR, W. Dimensões Filosóficas da Educação Física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na Crise da Modernidade. Ijuí, RS: Unijuí, 2001.

SOARES, C. Educação Física: Raízes Européias e Brasil. Campinas. Autores Associados, 1994.

SÁ, A. Lopes de. Ética profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Tradução de Alexandre Werneck. 301 p.