Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Fundamentos da Educação Física: Introdução aos Aspectos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Éticos Código: 40-985 Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h N° de Créditos: 04
EMENTA: Estudo da Educação Física, suas correntes históricas e filosóficas. A educação física e suas relações com a sociedade. Os Aspectos Éticos da Educação Física enquanto: disciplina acadêmica, profissão, mercado de trabalho e área de estudo, formação inicial e continuada.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Física. O processo que originou a Educação Física e seus principais aspectos históricos. Contexto histórico e filosófico dos Jogos Olímpicos, Olimpismo e Movimento Olímpico.
Unidade 2 - Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Física. Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento na Grécia e em Roma. Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento na Idade Média. Contexto histórico e filosófico da cultura corporal de movimento do Renascimento até os dias atuais.
Unidade 3 - Aspectos Históricos: A Gênese do Esporte Moderno. A gênese do esporte moderno e tendências da Educação Física Brasileira.
Unidade 4 – Educação Física: Aspectos Sociológicos Sociologia e Educação física. Tendências histórico-culturais da educação física. Paradigmas de abordagem da educação física.
Unidade 5 – Educação Física: Aspectos Sociológicos. Reflexão: sociedades e educação física. Análise do sistema esportivo. Imagens do corpo na educação física: ética, estética, gênero, etnia/raça, relações étnico-raciais, cultura indígena, afro-brasileira e africana. A educação física na sociedade atual: reflexões sócio-filosóficas.
Unidade 6 – Educação Física: Aspectos Sociológicos e Legislação. O esporte com o papel de uma reunião social. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais Atitudes, interesses e habilidades sociais. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos A socialização das emoções: estudo na interação social. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Paradigmas do estudo das atitudes, interesses e habilidades sociais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008. Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Unidade 7 – Educação Física: Aspectos Sociológicos. O esporte com o papel de uma reunião social. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais Atitudes, interesses e habilidades sociais. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. A socialização das emoções: estudo na interação social. Res. nº 01/CNE/2012 –Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Paradigmas do estudo das atitudes, interesses e habilidades sociais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008. Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Unidade 8 – Educação Física: Aspectos Éticos Objeto de estudo e campos de análise. Esferas de estudo acadêmicas da Educação Física. Esferas de prática profissional em Educação Física.
Unidade 9 - Mercado de Trabalho em Educação Física Diversidade dos campos de intervenção profissional. Características do mercado de trabalho na área. Perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional.
Unidade 10 - Formação Inicial e Continuada em Educação Física Modelos de organização curricular na formação inicial. Cursos de pós-graduação em Educação Física: instituições, programas e áreas de concentração. Projeto pedagógico do curso de Educação Física da URI: princípios norteadores e estrutura curricular.
Unidade 11 - Ética profissional: estratégia de ação. O campo de intervenção profissional e o campo da Educação Física em outras áreas. Sistema CONFEF/CREF. Documentos e Cartas da Educação Física. Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.
METODOLOGIA: As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação, discussão em forma de seminários, reuniões, participação em seções públicas da esfera administrativa municipal, (prefeitura, câmara de vereadores, secretarias e departamentos). O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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Bibliografia Básica CABRAL, L. A. M. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo. Odysseus, 2004. MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogos, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009. CONFEF. Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. Rio de Janeiro, 2015. On line.
Bibliografia Complementar CARMO JUNIOR, W. Dimensões Filosóficas da Educação Física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FENSTERSEIFER, P. E. A Educação Física na Crise da Modernidade. Ijuí, RS: Unijuí, 2001. SOARES, C. Educação Física: Raízes Européias e Brasil. Campinas. Autores Associados, 1994. SÁ, A. Lopes de. Ética profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013. BAUMAN, Zygmunt. MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Tradução de Alexandre Werneck. 301 p. |