URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ESPORTE E MÍDIA

Código: 40-597

Carga Horária: 30

Créditos: 02

 

EMENTA

Relações entre o esporte e a mídia: ligações, confrontos e complementaridade. O esporte difundido pelos e nos meios de comunicação na sociedade globalizada: possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física.

 

OBJETIVOS

- Estabelecer relações entre esporte e mídia compreendendo as diferentes possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física em uma sociedade globalizada.

- Delimitar e constituir base teórica preliminar para o estudo da relação esporte e mídia;

- Propiciar ao acadêmico compreender os conceitos de mídia e mercado esportivo;

- Apresentar critérios de avaliação de objetivos da mídia;

- Permitir que o acadêmico reconheça o tipo de mídia e de estratégia de investimento a partir da identificação do produto central em torno do qual a campanha se realiza.

- Elaborar, executar, avaliar, coordenar, supervisionar, gerenciar e dirigir projetos de mídia e marketing esportivo por meio da Educação Física e do Esporte.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

1) Introdução aos conceitos da disciplina

- Natureza e características da mídia na comunicação

- Fundamentos da mídia e do marketing esportivo

- As formas de investimento em esporte

- Perspectivas históricas da mídia e do marketing no esporte

 

2) Estrutura e funcionamento do esporte

- Natureza e fundamentos do esporte

- Elementos típicos do ambiente esportivo

- O consumidor de esporte e a mídia

- Administração e gerenciamento de propriedades esportivas e a mídia

- Estratégias de mídia e marketing no esporte

 

3) Mídia e marketing no esporte

- O esporte como produto: atributos básicos

- Definição de preços e distribuição no esporte

- Mídia e criação de valor no esporte

 

4) Perspectivas de mídia e mercado esportivo no Brasil e no mundo

- O futuro da indústria do entretenimento

- Horizontes tecnológicos da mídia e do negócio esportivo (jogos virtuais, televisão, cinema e internet)

- Mercado de trabalho e especialização acadêmica

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2012.

DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.  

NICOLLI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. São Paulo: Phorte, 2009.  

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOURG, J. F.; GOUGUET, J. J. Economia do esporte. São Paulo: Edusc, 2005.  

BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2009.  

MULLIN, B. J.; HARDY, S. Marketing esportivo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006.  

RIBEIRO, R.A. Mercadorização do Esporte pela Mídia: Transformação de espectadores em consumidores. 1 ed. São Paulo: Lexia, 2011.