Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: ESPORTE E MÍDIA Código: 40-597 Carga Horária: 30 Créditos: 02
EMENTA Relações entre o esporte e a mídia: ligações, confrontos e complementaridade. O esporte difundido pelos e nos meios de comunicação na sociedade globalizada: possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física.
OBJETIVOS - Estabelecer relações entre esporte e mídia compreendendo as diferentes possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física em uma sociedade globalizada. - Delimitar e constituir base teórica preliminar para o estudo da relação esporte e mídia; - Propiciar ao acadêmico compreender os conceitos de mídia e mercado esportivo; - Apresentar critérios de avaliação de objetivos da mídia; - Permitir que o acadêmico reconheça o tipo de mídia e de estratégia de investimento a partir da identificação do produto central em torno do qual a campanha se realiza. - Elaborar, executar, avaliar, coordenar, supervisionar, gerenciar e dirigir projetos de mídia e marketing esportivo por meio da Educação Física e do Esporte.
CONTEÚDO CURRICULAR 1) Introdução aos conceitos da disciplina - Natureza e características da mídia na comunicação - Fundamentos da mídia e do marketing esportivo - As formas de investimento em esporte - Perspectivas históricas da mídia e do marketing no esporte
2) Estrutura e funcionamento do esporte - Natureza e fundamentos do esporte - Elementos típicos do ambiente esportivo - O consumidor de esporte e a mídia - Administração e gerenciamento de propriedades esportivas e a mídia - Estratégias de mídia e marketing no esporte
3) Mídia e marketing no esporte - O esporte como produto: atributos básicos - Definição de preços e distribuição no esporte - Mídia e criação de valor no esporte
4) Perspectivas de mídia e mercado esportivo no Brasil e no mundo - O futuro da indústria do entretenimento - Horizontes tecnológicos da mídia e do negócio esportivo (jogos virtuais, televisão, cinema e internet) - Mercado de trabalho e especialização acadêmica
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2012. DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. NICOLLI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. São Paulo: Phorte, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOURG, J. F.; GOUGUET, J. J. Economia do esporte. São Paulo: Edusc, 2005. BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2009. MULLIN, B. J.; HARDY, S. Marketing esportivo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006. RIBEIRO, R.A. Mercadorização do Esporte pela Mídia: Transformação de espectadores em consumidores. 1 ed. São Paulo: Lexia, 2011.
|