URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS IV (VOLEIBOL)

CÓDIGO: 40-591

Carga Horária: 60 (T:30/P:30)

Crédito: 04

 

EMENTA

Estudo histórico-crítico do voleibol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do voleibol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do voleibol.

 

OBJETIVOS

Identificar aspectos marcantes da história e evolução do voleibol bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no voleibol a partir de progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do voleibol.

Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do voleibol.

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de voleibol.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em voleibol.

- Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do voleibol enquanto conteúdo de ensino.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Introdução ao Voleibol:

1.1 Histórico e evolução do voleibol.

1.2 Caracterização dos jogos esportivos coletivos.

1.3 Características específicas do voleibol.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Voleibol:

2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva.

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

2.4 Abordagens pedagógicas do ensino do voleibol.

 

Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Voleibol:

3.1 Fundamentos técnicos básicos do voleibol.

3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no voleibol.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica do Voleibol:

4.1 Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de voleibol.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento:

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o voleibol enquanto conteúdo de ensino.

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o voleibol enquanto conteúdo de ensino.

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de voleibol.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM. Ensinando voleibol para jovens: endossado oficialmente pelo voleibol norte-americano. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

BIZZOCCHI, C. O. Voleibol de Alto Nível: da iniciação à competição. 4 ed. Manole, 2013.

BOJIKIAN, J. C. M. Ensinando Voleibol. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DA CRUZ, E. E. Treinamento de Voleibol Visando o Jogo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2012.  

HESPANHOL, J. E.; ARRUDA, M. de. Fisiologia do Voleibol. São Paulo: Phorte, 2008.

RIBEIRO, J. L. S. Conhecendo o Voleibol. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

SHONDELL, D.; REYNAUD, C. A Bíblia do Treinador de Voleibol. Rio de Janeiro: Artmed, 2005.

SUVOROV, Y. P; GRISHIN, O. N. Voleibol: iniciação. 5. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.