URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-582- LAZER E RECREAÇÃO

Departamento de Ciências da Saúde

Carga horária: 60h (Teórico: 30h/Prática 30h)        

Créditos: 04

 

EMENTA

Lazer, recreação e ludicidade: concepções e suas relações com o processo sócio-histórico-cultural. Lazer/Ludicidade/Educação e suas relações. Diferentes manifestações do Lazer/Recreação. Funções das atividades de lazer nos diferentes ambientes. Criatividade e recreação. O jogo no processo de socialização. Planejamento, preparação, execução, avaliação das manifestações do Lazer/Recreação.

 

OBJETIVOS

Compreender as relações sócio-histórico-cultural do Lazer/Recreação/Ludicidade identificando suas concepções.

Estudar a importância do Lazer/Recreação e do jogo e suas diferentes manifestações no processo de socialização para o desenvolvimento da criatividade.

Planejar, preparar, executar e avaliar atividades de Lazer/Recreação contemplando diversas faixas etárias.

Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do lazer e recreação enquanto conteúdo.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

1. Lazer/Recreação/Ludicidade, conceitos e concepções.

2. Funções históricas das atividades de lazer/recreação e suas dimensões.

3. O jogo no processo de socialização.

4. Diferentes manifestações do Lazer/Recreação.

5. Lei nº 9705/99, de 27/04/1999 e Decreto nº 4281, de 25/06/2002 – Políticas de Educação Ambiental.

6. Processo de socialização e organização.

7. Planejamento de atividades lúdicas   para diferentes faixas etárias e ambientes.

8. Atividades formativas de aplicação do conhecimento.

9. Elaboração de planejamentos que contemplem o lazer e a recreação enquanto conteúdo da Educação Física.

10. Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o lazer e a recreação enquanto conteúdo da Educação Física.

11. Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas com aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupos e individuais e atividades práticas, estudos dirigidos, seminários.

 

 

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizadas provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, eventos, entre outros.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Câmpus de Erechim

CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 2005.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003.

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Câmpus de Erechim

BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

FOQUET, O. C.; BALCELLS, M. C. 1.001 Exercícios e jogos recreativos. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de Educação Física. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 2004.

PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.