URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Jogo na Educação Física

Código: 40-405

Carga Horária: 45

Número de Créditos: 03

 

1 EMENTA

Concepção de jogo e o papel do jogo na Educação Física. Conhecimento das teorias do jogo e sua relação com o ser humano; O jogo enquanto cultura corporal de movimento e suas manifestações. Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental. Potencialidades do jogo e suas implicaçõesdidático-pedagógicas. Tipos de jogos. Vivências lúdicas.

 

2 OBJETIVOS

Compreender a relação que os jogos estabelecem como prática pedagógica na Educação Física, bem como o conhecimento das diversas teorias do jogo e suas implicações lúdicas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Brincadeiras e jogos na escola:

conceito e a importância do jogo

jogo enquanto patrimônio cultural da humanidade

jogos e brincadeiras como conteúdos escolares

Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental

O uso de brinquedos e jogos na Educação Física

Jogos cooperativos x Jogos e cooperativos

Relações entre o jogo competitivo e cooperativo

Jogo criado, jogo jogado e jogos transformados

Organização dos jogos de acordo com: o espaço físico, os recursos materiais, regras e necessidades do grupo

O jogo como forma de inclusão

  

4 METODOLOGIA

O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogocomo elemento mediador da produção e validação de conhecimentos: exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais; produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina; reflexão sobre o desenvolvimento das ações; a disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, experiências de ensino, experiências de laboratório, seminários e outros.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno. A avaliação do aluno também será feita por meio de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perpectiva, 2001.

KISHIMOTO, T. E. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AMARAL, J. N. Jogos cooperativos. São Paulo. Phorte, 2007.

BENJAMIN, W. A. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades. 2004.

FREIRE, J. B. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2007.

FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de educação física. Petrópolis: Vozes, 2009.

NEGRINI, A. Aprendizagem e desenvolvimento Infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.