DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Jogo na Educação Física Código: 40-405 Carga Horária: 45 Número de Créditos: 03
1 EMENTA Concepção de jogo e o papel do jogo na Educação Física. Conhecimento das teorias do jogo e sua relação com o ser humano; O jogo enquanto cultura corporal de movimento e suas manifestações. Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental. Potencialidades do jogo e suas implicaçõesdidático-pedagógicas. Tipos de jogos. Vivências lúdicas.
2 OBJETIVOS Compreender a relação que os jogos estabelecem como prática pedagógica na Educação Física, bem como o conhecimento das diversas teorias do jogo e suas implicações lúdicas.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Brincadeiras e jogos na escola: conceito e a importância do jogo jogo enquanto patrimônio cultural da humanidade jogos e brincadeiras como conteúdos escolares Jogos numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental O uso de brinquedos e jogos na Educação Física Jogos cooperativos x Jogos e cooperativos Relações entre o jogo competitivo e cooperativo Jogo criado, jogo jogado e jogos transformados Organização dos jogos de acordo com: o espaço físico, os recursos materiais, regras e necessidades do grupo O jogo como forma de inclusão
4 METODOLOGIA O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogocomo elemento mediador da produção e validação de conhecimentos: exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais; produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina; reflexão sobre o desenvolvimento das ações; a disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, aulas práticas, experiências de ensino, experiências de laboratório, seminários e outros.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno. A avaliação do aluno também será feita por meio de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perpectiva, 2001. KISHIMOTO, T. E. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMARAL, J. N. Jogos cooperativos. São Paulo. Phorte, 2007. BENJAMIN, W. A. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades. 2004. FREIRE, J. B. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2007. FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de educação física. Petrópolis: Vozes, 2009. NEGRINI, A. Aprendizagem e desenvolvimento Infantil: simbolismo e jogo. Porto Alegre: Prodil, 1994.
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