DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino de Lutas II Código: 40-404 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Considerando o Judô, o Karatê e a Capoeira, elege uma dessas manifestações como referência, estudando-a especificamente, nas dimensões históricas, sócio-culturais, técnico-táticas e o processo de ensino aprendizagem, bem como as atualidades da produção científica sobre o tema.
2 OBJETIVOS Realizar o estudo histórico-crítico de lutas identificando os fundamentos básicos das lutas, compreendendo a estruturação de exercícios e os aspectos metodológicos do processo ensino-aprendizagem, regras e arbitragem da natação e através de atitudes investigativa e da pesquisa.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
Dimensão histórica e sócio-cultural Surgimento, desenvolvimento e expansão. Configurações (estilos) e atualidades. Aspectos sócio-culturais/filosóficos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indigena. Investigação da temática lutas/atividade física e saúde.
Dimensão técnico-tática e regulamentar Características específicas. Elementos técnico-táticos. Classificação das técnicas Características táticas. Rituais e procedimentos regulamentares.
Dimensão metodológica do processo de ensino-aprendizagem Etapas de ensino/características. Métodos de ensino. Orientações didático-metodológicas. Princípios da iniciação esportiva e treinamento aplicado à modalidade Seqüências pedagógicas de ensino
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas; leituras, comentários e debates baseados em textos específicos; utilização de recursos áudio-visuais; técnicas de trabalhos em grupo; trabalhos de pesquisa; seminários; aulas práticas.
5 AVALIAÇÃO Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas critério; trabalhos de pesquisa.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CRUZ, J. L. O. Capoeira angola: do iniciante ao mestre. Salvador: EDUFBA, 2003. KANO, J. Judô kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009. TEGNER, B. Guía completo de karate. Rio de Janeiro: Record, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?. CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002. FRANCHINI, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri: Manole, 2001. OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artemed, 2000. PAULA, G.G. Karatê, esporte: tática e estratégia. São Paulo: Ibrasa, 1996. VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre:2000.
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