URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Lutas II

Código: 40-404

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Considerando o Judô, o Karatê e a Capoeira, elege uma dessas manifestações como referência, estudando-a especificamente, nas dimensões históricas, sócio-culturais, técnico-táticas e o processo de ensino aprendizagem, bem como as atualidades da produção científica sobre o tema.

 

2 OBJETIVOS

Realizar o estudo histórico-crítico de lutas identificando os fundamentos básicos das lutas, compreendendo a estruturação de exercícios e os aspectos metodológicos do processo ensino-aprendizagem, regras e arbitragem da natação e através de atitudes investigativa e da pesquisa.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Dimensão histórica e sócio-cultural

Surgimento, desenvolvimento e expansão.

Configurações (estilos) e atualidades.

Aspectos sócio-culturais/filosóficos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indigena.

Investigação da temática lutas/atividade física e saúde.

 

Dimensão técnico-tática e regulamentar

Características específicas.

Elementos técnico-táticos.

Classificação das técnicas

Características táticas.

Rituais e procedimentos regulamentares.

 

Dimensão metodológica do processo de ensino-aprendizagem

Etapas de ensino/características.

Métodos de ensino. Orientações didático-metodológicas.

Princípios da iniciação esportiva e treinamento aplicado à modalidade

Seqüências pedagógicas de ensino

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas; leituras, comentários e debates baseados em textos específicos; utilização de recursos áudio-visuais; técnicas de trabalhos em grupo; trabalhos de pesquisa; seminários; aulas práticas.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas critério; trabalhos de pesquisa.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CRUZ, J. L. O. Capoeira angola: do iniciante ao mestre. Salvador: EDUFBA, 2003.

KANO, J. Judô kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009.

TEGNER, B. Guía completo de karate. Rio de Janeiro: Record, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?.

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

FRANCHINI, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri: Manole, 2001.

OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artemed, 2000.

PAULA, G.G. Karatê, esporte: tática e estratégia. São Paulo: Ibrasa, 1996.

VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre:2000.