URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Esportes em Areia II

Código: 40-1404

Carga Horária: 40h (Prática: 20h - Teórica: 10h - TDE: 10h)

Número de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo histórico-crítico dos esportes de areia. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regra dos esportes de areia. Elementos básicos do beach tennis, beach soccer e, demais esportes de areia.

 

Objetivos

Realizar estudo histórico crítico dos esportes de areia, analisando os fundamentos técnicos e táticos e noções de regras.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE I - Evolução histórica dos esportes de areia.  

Analisar a evolução histórica dos Esportes de Areia:  beach tennis, beach soccer, as características do jogo e suas terminologias específicas;

Histórico dos Esportes de Areia: beach tennis, beach soccer;

Caracterização do jogo: beach tennis, beach soccer;

Terminologias específicas: beach tennis, beach soccer;

Organização de competição em esportes de areia.

 

UNIDADE II - Fundamentos técnicos dos esportes de areia.  

Noções básicas da técnica e tática de beach tennis, beach soccer;

Mediar aulas dos esportes de areia:  beach tennis, beach soccer  com aplicação dos seus fundamentos técnicos básicos.

 

UNIDADE III - Regras básicas dos esportes de areia.  

Estudo das regras e arbitragem em beach tennis, beach soccer.

 

UNIDADE IV - Sistemas de defesa e ataque dos esportes de areia.  

Sistemas de defesa e ataque de beach tennis, beach soccer e suas aplicabilidades.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação, arbitragem e organização de jogos de esportes na areia.  O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras

 

Avaliação  

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo...) e autoavaliação.

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica  

BAYER, C. La ensenanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea, 1986.

GRECO, P.J.; BENDA, R. N. (Org.).  Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. (Aprender)  

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.  

 

Bibliografia Complementar  

FRISSELLI, A.: MONTOVANI, M. Futebol: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 1999.

OLIVEIRA, J. & TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos esportivos coletivos. Porto: FCDEF/UP, 1996.

QUARANTINI, M. Il manuale del BEACH TENNIS. Bologna: Stampa, 2010.

SANTINI, J; MINGOZZI, A. BEACH TENNIS: um esporte em ascensão. Porto Alegre: Gênese, 2017.

UGRINOWITSCH, C; BARBANTI, V.J. Ensinando futebol para jovens. 2.ed. São Paulo: Manole, 2000.