URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ACESSIBILIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Código: 40-1403

Carga Horária: 40h     Teórica: 30h        TDE: 10h

N° de Créditos: 02 EAD

 

Ementa

Estudo dos conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade, diferença, deficiência, equidade. Compreensão das políticas públicas para a educação inclusiva a respeito de diversidade, deficiência. Análise da cultura corporal de movimento na perspectiva da  inclusão das pessoas em espaços educativos formais, não-formais e informais. Conhecimento dos aportes teórico-práticos para o desenvolvimento de ações inclusivas no âmbito das práticas corporais.  

 

Objetivos

Refletir sobre as múltiplas possibilidades de compreensão do ser humano, atentando para a diversidade e a complexidade da condição humana.

Ampliar as percepções sobre a diversidade cultural, a partir da compreensão de cultura como interpretação e situação no mundo, valorizando e respeitando as distintas formações culturais.

Conhecer o processo histórico da Educação Inclusiva por meio de aspectos legais e das políticas públicas.

Identificar as principais características e alterações funcionais dos quadros de deficiência, estabelecendo relações com as práticas corporais adaptadas.

Promover e incentivar a produção científica de subsídios teóricos e práticos para a diversidade e a inclusão e adaptação de pessoas nos diferentes espaços de atuação.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Diversidade  

Educação e Cultura  -  Reflexão básica sobre a importância da prática de um processo educacional voltado para a diversidade e a pluralidade cultural da sociedade. Reconhecimento do documento: Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012 - referente às diretrizes nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Cultura e diversidade  -  Aspectos antropológicos relativos ao conceito de cultura, suas implicações ideológicas e o respeito as particularidades dos diferentes grupos humanos.

Reconhecimento e compreensão do documento: Resolução nº 1 de 17 de junho de 2004 - versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A convivência com as diferenças - Aspectos das diferentes culturas que compõe a sociedade.

Lei 10.639/2003 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

Políticas Públicas em defesa da pluralidade cultural  -  Iniciativas de políticas públicas voltadas para a inclusão social e igualdade racial e os grupos minoritários da sociedade brasileira. Lei nº 11.645, de 10/03/2008, que altera o art. 26 da lei 9.394/1996  - na qual há referência sobre o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Indígena.

 

Unidade 2 – Acessibilidade e Educação Física

Aspectos históricos e legais em educação inclusiva, reconhecimento do documento Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). E do Decreto Nº 8362 de 02/12/2014: que regulamenta a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista.

Principais deficiências, conceituação, tipologia e alterações.  

Significados em educação física inclusiva, e o Atendimento especializado. Decreto nº 7611 de 17 de novembro de 2011  –  dispõe sobre a Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado.

As práticas corporais adaptadas às deficiências.  

Acessibilidade para pessoas com deficiência: barreiras atitudinais e arquitetônicas.

Reconhecimento da Portaria nº 1679/1999: requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências e do Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004 - estabelece as condições de acesso às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

 

Metodologia  

As aulas serão operacionalizadas por meio de atividades e estratégias diversificadas, contemplando aulas expositivo-dialogadas, seminários,  cine-fóruns, bem como metodologias ativas.

O TDE será proposto através de observações e estudos de caso em escolas, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação ocorre de forma processual, incluindo provas, trabalhos individuais e em grupo, apresentação de seminários. A avaliação do TDE será composta pela realização das atividades encaminhadas, considerando-se os conteúdos e as competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

DUK, C. Educar na Diversidade: material de formação docente. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2005.  

MACHADO, R.. Educação especial na  escola inclusiva: políticas, paradigmas e práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

MARQUES, L. P. Professor de Alunos com Deficiência Mental: concepções e práticas pedagógicas. UFJF. Juiz de Fora. MG, 2001.

 

Bibliografia Complementar

BEYER, H. O.  Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, CNE.CEB, 2009.

LOPES, M. C; HATTGE, M. D (org). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MAZZOTTA, M.; SILVEIRA, J. Educação especial no Brasil: História e políticas. São Paulo: Cortez, 1996.