Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA: PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE, NO ESPORTE, NA CULTURA E NO LAZER Código: 40-1402 Carga Horária: 40h Teórica: 40h/ EAD Nº de Créditos: 02
Ementa Estudo dos aspectos que envolvem o esporte, a cultura e o lazer e suas implicações na sociedade contemporânea. Compreensão da estruturação do sistema político e das ações governamentais voltadas para a saúde, Esporte, cultura e o Lazer.
Objetivos • Propiciar uma discussão teórico-prática sobre o estudo de cultura e de sociedade, visando possibilitar ao educando um aprofundamento da compreensão do homem em sociedade e de suas produções culturais e de lazer por meio do esporte; • Compreender o esporte e o lazer inseridos num contexto sócio-cultural; • Possibilitar ao aluno a compreensão das dimensões das políticas públicas no âmbito da saúde, do esporte, da cultura e do lazer; • Contextualizar elementos e fases necessárias para implementação de políticas públicas de lazer;
Conteúdos Curriculares 1. A gênese do esporte moderno e a construção dos valores presentes com enfoque na educação/cultura, saúde/lazer e estética; 2. O significado social do esporte; 3. Aspectos históricos e socioculturais do esporte; 4. Aspectos históricos e socioculturais do lazer; 5. O esporte e o lazer, no contexto cultural da sociedade contemporânea; 6. Temas contemporâneos sobre o esporte e as suas relações com outras práticas corporais, no contexto da Educação Física e do lazer (os meios de comunicação; a globalização; questões de gênero; populações com necessidades especiais; o mercado desportivo; políticas sociais; outros); 7. Políticas públicas sociais e de lazer; 8. As etapas das políticas públicas: formular, implementar, gerir, avaliar e monitorar; 9. Atores sociais, democracia e participação; 10. Perfil e formação do profissional de Educação Física para atuar na esfera pública. 11. Administração Estratégica (planejamento, definição de objetivos, formação de equipes de trabalho, processo de avaliação);
Metodologia As aulas serão teóricas-práticas, com uso de recursos audiovisuais; estudo dirigido com textos de apoio; dinâmicas pedagógicas; seminários e trabalhos em grupos. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação será constituída em avaliação escrita individual; exercícios em sala de aula; resenhas e resumos de textos; e trabalhos em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica CARVALHO, Y. M.; RUBIO, K. Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2008. WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Bibliografia Complementar DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003. MARCELLINO, N. C. (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus, 2003. MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. Campinas: Papirus, 2004. PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998. PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003. |