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Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina:  EDUCAÇÃO FÍSICA: PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE, NO ESPORTE, NA CULTURA E NO LAZER

Código: 40-1402

Carga Horária: 40h   Teórica: 40h/ EAD   

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Estudo dos aspectos que envolvem o esporte, a cultura e o lazer e suas implicações na sociedade contemporânea. Compreensão da estruturação do  sistema político e das ações governamentais voltadas para a saúde, Esporte, cultura e o Lazer.  

 

Objetivos

•  Propiciar uma discussão teórico-prática sobre o estudo de cultura e de sociedade, visando possibilitar ao educando um aprofundamento da compreensão do homem em sociedade e de suas produções culturais e de lazer por meio do esporte;

•  Compreender o esporte e o lazer inseridos num contexto sócio-cultural;

•  Possibilitar ao aluno a compreensão das dimensões das políticas públicas no âmbito da saúde, do esporte, da cultura e do lazer;

•  Contextualizar elementos e fases necessárias para implementação de políticas públicas de lazer;

 

Conteúdos Curriculares

1.  A gênese do esporte moderno e a construção dos valores presentes com enfoque na  educação/cultura, saúde/lazer e estética;

2.  O significado social do esporte;  

3.  Aspectos históricos e socioculturais do esporte;

4.  Aspectos históricos e socioculturais do lazer;

5.  O esporte e o lazer, no contexto cultural da sociedade contemporânea;

6.  Temas  contemporâneos sobre o esporte e as suas relações com outras práticas corporais, no contexto da Educação Física e do lazer (os meios de comunicação; a globalização; questões de gênero; populações com necessidades especiais; o mercado desportivo; políticas sociais; outros);

7.  Políticas públicas sociais e de lazer;

8.  As etapas das políticas públicas: formular, implementar, gerir, avaliar e monitorar;

9.  Atores sociais, democracia e participação;

10.  Perfil e formação do profissional de Educação Física para atuar na esfera pública.

11.  Administração Estratégica (planejamento, definição de objetivos, formação de equipes de trabalho, processo de avaliação);

 

Metodologia

As aulas serão teóricas-práticas, com uso de recursos audiovisuais; estudo dirigido com textos de apoio; dinâmicas pedagógicas; seminários e trabalhos em grupos. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação será constituída em avaliação escrita individual; exercícios em sala de aula; resenhas e resumos de textos; e trabalhos em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que  levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

CARVALHO, Y. M.; RUBIO, K. Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.  

DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.  

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.  

 

Bibliografia Complementar

DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003.

MARCELLINO, N. C. (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus, 2003.

MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. Campinas: Papirus, 2004.  

PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998.

PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.