Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Gestão e Empreendedorismo na Educação Física Código: 40-1397 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h - TDE: 10h) N° de Créditos: 02
Ementa Conhecimento básico sobre gestão e empreendedorismo na Educação Física. Gestão esportiva e conceitos básicos de administração, o planejamento/ações de políticas públicas no esporte e o planejamento e a gestão estratégica de negócios na educação física.
Objetivos Analisar os principais conceitos da administração empresarial e esportiva. Conhecer as políticas públicas do esporte no Brasil e, os procedimentos/rotinas para encaminhamento de projetos e captação de recursos. Conhecer diferentes cases de gestão esportiva, no âmbito público e/ou privado. Analisar, passo a passo, os procedimentos necessários para iniciar seu próprio negócio na área do esporte, saúde, cultura e lazer. Oportunizar o conhecimento, interpretação e empregar os princípios gerais da Administração e do Empreendedorismo relacionando-os com a administração na área da Educação Física, Esportes, Saúde, Cultura e Lazer.
Conteúdo Curricular Administração Estratégica (planejamento, definição de objetivos, formação de equipes de trabalho, processo de avaliação); Práticas de gestão administrativa no esporte, saúde e lazer; Ferramentas de gestão administrativa (planejamento estratégico, orçamento, programas de qualidade). Mercado de trabalho e perfil profissional. Marketing Pessoal como forma de ascensão no mercado de trabalho. Sistemas de tecnologia aplicados na área esportiva (equipamentos, controle, segurança). Gestão de recursos materiais e patrimônio. Gestão da qualidade no meio esportivo. Escolha dos serviços oferecidos de acordo com o público-alvo. Atendimento e serviços. Aspectos mercadológicos em eventos esportivos. Eventos esportivos como forma de ação e promoção para as empresas. Turismo e Eventos esportivos. Hospitalidade. Qualidade dos Serviços Oferecidos em Eventos Esportivos. Avaliação de Eventos Esportivos. Impacto Financeiro de Eventos Esportivos. Empreendedorismo e empreendedor. Perfil, habilidades e qualidades do empreendedor. Empreendedorismo frente à gestão do esporte. Técnicas de mercado. Cases de empreendedores no esporte (academias, clubes, escolas, projetos).
Metodologia As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais (Datashow, google meet, entre outros) leitura de artigos e livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação, discussão em forma de seminários, reuniões, participação em seções públicas da esfera administrativa municipal e privada. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/ reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8.ed. São Paulo: Mcgraw Hill, 2011. DINIZ, A. Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. 1. ed. São Paulo: Espaço Editorial, 2010. ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.
Bibliografia Complementar CARREIRO, E. A. Educação Física no Ensino Superior: Gestão da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003. PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998. POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006. KOTLER, Philip. PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de marcas em mercados B2B. Porto Alegre: Bookman, 2008. 360 p. |