URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atividades Físicas na Natureza

Código: 40-1395

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h - Prática: 20h - TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa

Atividades Físicas na Natureza estudo do Planejamento, Organização e Prática de Esportes Radicais, Esportes de Aventura e não formais, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Identificação de métodos de ensino e aprendizagem de técnicas específicas para cada uma destas atividades.

 

Objetivos

•  Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e  profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano.

•  Identificar os principais conceitos e significados que sustentam a realização de atividades físicas de aventura;

•  Compreender os princípios básicos de educação ambiental;  

•  Estruturar o processo de ensino-aprendizagem de atividades físicas na natureza no ensino da Educação Física;

•  Distinguir as formas e perspectivas de realização das atividades físicas na natureza;

•  Aplicar noções básicas na vivência prática das atividades físicas na natureza;

•  Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em atividades físicas na natureza.

 

Conteúdo Curricular

•  Unidade 1- Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental.

Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental.

•  Concepções de ambiente, ecologia e natureza.

•  Relação homem-natureza.

•  Princípios básicos da educação ambiental.

 

Unidade 2- Atividades Físicas de Aventura

•  Conceituação, classificação e tendências.

•  Impactos das atividades físicas ao ambiente natural.

•  Perspectiva educacional das atividades físicas na natureza.

•  Perspectiva de turismo das atividades físicas na natureza.

 

Unidade 3- Noções básicas e vivências práticas de Atividades na Natureza

•  Atividades Físicas de Aventura

•  Esportes Radicais,  

•  Esportes de Aventura, não formais.  

 

Metodologia

As aulas terão caráter expositivo, participativo e prático, utilizando-se recursos audiovisuais (vídeo, datashow e filmes), leituras de artigos, contextualizando acerca dos temas proposto pelo componente curricular; construção de textos fundamentados com autores estudados, leitura de livros, discussão de textos científicos e seminários, sendo realizadas em sala de aula. Os trabalhos em grupos e/ou individuais serão realizados mediante a troca saberes entre aluno e professor, inclusive entre os alunos.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção /reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos.  

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

BERNADES, L.A. Atividades e Esportes de Aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013.

CAVALLARI, G. Manual de Trekking e Aventura. São Paulo: Ed.Kalapalo, 2008.

ROMANINI, V. UMEDA, M. Esportes de Aventura ao seu alcance. São Paulo: Ed. Bei, 2002.

 

Bibliografia Complementar

CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 5º ed., 2005.

PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.

RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.