URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional em Saúde II

Código: 40-1394  

Carga Horária: 180h (Prática: 180h)

N° de Créditos: 09

 

Ementa  

Estágio profissional que possibilita ao acadêmico a aplicação dos conhecimentos nas áreas da prescrição do exercício, treinamento físico e suas manifestações. Atuação supervisionada junto a instituições que tenham como atividade fim a oferta de modalidades  de diferentes possibilidades de exercício físico com foco na promoção, prevenção e reabilitação da saúde.  

 

Objetivos

?  Contribuir no aprofundamento da formação profissional do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e espontânea, as funções profissionais do Profissional de Educação Física nas diversas áreas de intervenção de exercícios Físicos.

?  Realizar estudos individuais em modalidades comuns ao mercado de trabalho.  

?  Proporcionar a oportunidade de vivência de aplicação de conhecimentos profissionais nas diversas modalidades de exercício físico.

?  Vivenciar a prática de modalidades de exercício físico alinhadas ao mercado de trabalho e demais modalidades emergentes.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Planejamento do estágio em Saúde II

?  Mapeamento dos locais de estágio e modalidades disponíveis para atuação.

?  Diagnóstico institucional do local e modalidade escolhida.

?  Elaboração de planejamento das sessões de exercício.

?  Estudos individuais aplicados ao programa de treinamento.

 

Unidade 2 – Realização de estágio supervisionado em Saúde II  

Atividades de observação do programa escolhido.

?  Atividades de participação conjunta nas sessões de exercício do programa escolhido.

?  Atividades de prática de intervenção (organização e gestão) de sessões de exercício no programa escolhido.

 

Unidade 3 - Seminário Integrador do Estágio Profissional em Saúde II:

•  Pontos de encontro de orientação individual e discussão das situações de estágio;

•  Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio;  

•  Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes;

•  Socialização, reflexão e discussão acadêmica e de orientações do estágio;

•  Articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do estudante.

 

Unidade 4 - Relatório das Atividades de Estágio:

•  Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio;

•  Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio da realização prática do estágio supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros.

    

 

Avaliação

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

Bibliografia Básica

BARBANTI, V. J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo: CLB Balieiro, 2001.  

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L.  Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

NEGRÃO, C. E.; BARRETTO, A. C. P. (Coord.).  Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 3. ed. Barueri: Manole, 2010.

 

Bibliografia Complementar

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE.  Diretrizes da ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 9. ed. Guanabara Koogan, 2014.

HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LEITE, P. F. Fisiologia do exercício, ergometria e condicionamento físico. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2000.

PEREIRA, B. O. (Org.). Atividades física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo. Florianópolis: Ed. Tribo da Ilha, 2014.

SILVA, L. R. R. Desempenho esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2006.