URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Ritmo e Expressão Corporal

Código: 40-1393

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h -  Prática: 40h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

O corpo, o movimento, o ritmo e suas manifestações e estilos nas danças. Aspectos didático-pedagógicos e metodológicos da aplicação de ritmo e ensino da dança nos diferentes espaços de atuação. O processo de ensino-aprendizagem da dança: criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição. O ritmo e as diferentes possibilidades de prática no mercado de trabalho e sua relação com a saúde, estilo e qualidade de vida.

 

Objetivos

  • Conhecer e compreender a importância do desenvolvimento do ritmo, e suas interfaces.
  • Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em ritmos e dança, a partir dos princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição.
  • Vivenciar princípios básicos, "jogos corporais" e movimentos da dança.
  • Conhecer os variados estilos de dança e aplicá-los em distintas realidades que o ritmo permeia.
  • Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da dança.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa, de produção do conhecimento e de prática de pesquisa em ritmos.  
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos do ritmo.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 - O Corpo, Gesto e Movimento

O corpo e suas possibilidades.

Perspectivas da relação entre corpo e movimento.

O lúdico como possibilidade corporal.

 

Unidade 2 – O Ensino da Dança

O processo de ensino-aprendizagem da dança em diferentes contextos: importância, abordagens e finalidades.  

A história da dança no mundo e no Brasil e as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento – do clássico ao folclórico.

A dança e suas manifestações, concepções e estilos. Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004 – Educação das Relações Étnico-Raciais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008. Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares. Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

O espaço e o processo criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção.

Estrutura rítmica e passos básicos de diferentes estilos: danças em pares e individuais.

 

Unidade 3 - Planejamento, Ação e Atividades Formativas em Ritmos

A aula com ritmo: caracterização, estruturação e planejamento.  

Elaboração de planejamentos que contemplem o ritmo enquanto conteúdo de ensino.   

Aplicação de intervenções de cunho teórico/prático que contemplem o ritmo enquanto conteúdo de ensino.  

Planejamento e execução de evento na área do ritmo.

A dança como performance: estilos, técnicas e preparação física.

O profissional dos ritmos e da dança: especificidades, formação e atuação.

 

Metodologia

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeo, além de aulas práticas nas salas de ginástica para prática e aprendizagem dos elementos que compõe o Ritmo, e os fundamentos técnicos de estilos de dança.  

O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.

 

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

Bibliografia Básica

DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 1999.

GARCIA, Â. e HASS, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.  

LARA, L. M. (ORG.) Dança: Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Maringá: UEM, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BAGGIO, K.F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002.  

BREGOLATO, R. A. Cultura corporal de dança. vol. 1. São Paulo: Ícone, 2006.   

BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo; Summus Editorial, 1989.  

CAMINADA, E. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.  

MARQUES, I. A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003.