URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Exercício físico para crianças e adolescentes

Código: 40-1392

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h -  Prática: 30h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo da fisiologia e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Exercícios físicos para crianças e adolescentes, identificação de doenças crônicas na infância e adolescência. Caracterização das condições clínicas, planejamento, organização e aplicação de exercícios físicos. Determinantes da prática de atividade física  e exercício físico durante a infância e adolescência. Exercício físico e atividade física na infância e adolescência em diferentes indicadores de saúde.  

 

Objetivos

Proporcionar a aquisição e a compreensão de conhecimentos associados à aptidão física e a prescrição de exercícios voltados para a promoção e prevenção da saúde das crianças e adolescentes

Compreender a fisiologia, bem como o efeito do exercício físico sobre os indicadores clínicos de  cada condição.

Compreender os efeitos agudos e crônicos dos diferentes tipos de exercício para crianças e adolescentes.

Proporcionar a aquisição e a compreensão de conhecimentos associados à aptidão física e a prescrição de exercícios para crianças e adolescentes.

Planejar, analisar e aplicar atividades físicas e exercício físico para crianças e adolescentes.

 

Conteúdo Curricular

Relação entre atividade física, exercício físico, aptidão física e indicadores de saúde em crianças e adolescentes.

Medidas e classificação da atividade física e exercício físico em crianças e adolescentes.

Exercício físico e saúde cardiometabólica na infância e adolescência.

Exercício físico e saúde osteomioarticular na infância e adolescência.

Determinantes (ambientais, sociais e individuais) do exercício físico em crianças e adolescentes.

Intervenções para promoção da atividade física e exercício físico de crianças e adolescentes.

 

Metodologia

As aulas serão teóricas-práticas, com uso de recursos audiovisuais; estudo dirigido com textos de apoio; dinâmicas pedagógicas; seminários e trabalhos em grupos. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação será constituída em avaliação escrita individual; exercícios em sala de aula; resenhas e resumos de textos; e trabalhos em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que  levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

MCARDLE, W.D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L.  Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2013.

ROSE JÚNIOR, Dante De. Esporte e atividade física na infância e na  adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002

SKINNER, J. S. Teste e prescrição de exercícios para casos específicos: bases teóricas e aplicações clínicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.

 

Bibliografia Complementar

GORLA, J. I; ARAÚJO, P. F. Avaliação motora em educação física adaptada: teste KTK para deficientes mentais. São Paulo: Phorte, 2007.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação do condicionamento físico e ao desempenho. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000.   

WINNICK, J. P. Adapted physical education and sport. 3. ed. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.  

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

MARINS, J. C. B.; GIANNICHI, R.S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.