Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Exercício físico para crianças e adolescentes Código: 40-1392 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa Estudo da fisiologia e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Exercícios físicos para crianças e adolescentes, identificação de doenças crônicas na infância e adolescência. Caracterização das condições clínicas, planejamento, organização e aplicação de exercícios físicos. Determinantes da prática de atividade física e exercício físico durante a infância e adolescência. Exercício físico e atividade física na infância e adolescência em diferentes indicadores de saúde.
Objetivos Proporcionar a aquisição e a compreensão de conhecimentos associados à aptidão física e a prescrição de exercícios voltados para a promoção e prevenção da saúde das crianças e adolescentes Compreender a fisiologia, bem como o efeito do exercício físico sobre os indicadores clínicos de cada condição. Compreender os efeitos agudos e crônicos dos diferentes tipos de exercício para crianças e adolescentes. Proporcionar a aquisição e a compreensão de conhecimentos associados à aptidão física e a prescrição de exercícios para crianças e adolescentes. Planejar, analisar e aplicar atividades físicas e exercício físico para crianças e adolescentes.
Conteúdo Curricular Relação entre atividade física, exercício físico, aptidão física e indicadores de saúde em crianças e adolescentes. Medidas e classificação da atividade física e exercício físico em crianças e adolescentes. Exercício físico e saúde cardiometabólica na infância e adolescência. Exercício físico e saúde osteomioarticular na infância e adolescência. Determinantes (ambientais, sociais e individuais) do exercício físico em crianças e adolescentes. Intervenções para promoção da atividade física e exercício físico de crianças e adolescentes.
Metodologia As aulas serão teóricas-práticas, com uso de recursos audiovisuais; estudo dirigido com textos de apoio; dinâmicas pedagógicas; seminários e trabalhos em grupos. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação será constituída em avaliação escrita individual; exercícios em sala de aula; resenhas e resumos de textos; e trabalhos em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica MCARDLE, W.D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2013. ROSE JÚNIOR, Dante De. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002 SKINNER, J. S. Teste e prescrição de exercícios para casos específicos: bases teóricas e aplicações clínicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.
Bibliografia Complementar GORLA, J. I; ARAÚJO, P. F. Avaliação motora em educação física adaptada: teste KTK para deficientes mentais. São Paulo: Phorte, 2007. POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação do condicionamento físico e ao desempenho. 3 ed. São Paulo: Manole, 2000. WINNICK, J. P. Adapted physical education and sport. 3. ed. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000. NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006. MARINS, J. C. B.; GIANNICHI, R.S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. |