URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional em Saúde I

Código: 40-1391

Carga Horária: 160h (Prática: 160h)

N° de Créditos: 08

 

Ementa

Estágio prático realizado em  instituições públicas, privadas e sociais que possibilita ao acadêmico a aplicação dos conhecimentos em atividade física, exercício físico e saúde, capacitando o mesmo para uma atuação generalista, assegurando ao profissional o desenvolvimento de ações estratégicas de prevenção de doenças, promoção e reabilitação da saúde.

 

Objetivos

?  Promover a discussão e análise do campo de intervenção do profissional de educação física na promoção, prevenção e recuperação de saúde individual e coletiva.

?  Planejar, avaliar e monitorar a saúde individual e coletiva pelo profissional de Educação Física na rede de saúde local.

?  Discutir o processo saúde-doença em um marco teórico social, modelo específicos de entendimento e prevenção de enfermidades através do exercício físico.  

?  Desenvolver estratégias de prevenção à saúde, baseadas no Programa Nacional de Promoção à Saúde, de acordo com os Programas Municipais de Saúde.

?  Analisar a atuação do Professor de Educação Física enquanto membro da equipe de Saúde.

?  Compreender os principais conceitos do campo da saúde coletiva, estudos de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar.  

?  Possibilidades de intervenção em políticas sociais e de acompanhamento a pessoas que apresentam vulnerabilidade social.

?  Diagnosticar e planejar programas de Atividade Física (A.F.) e exercício físico, estabelecendo a relação teoria e prática.

?  Oportunizar a vivência de situações de estágio de aplicação de conhecimentos em atividade física relacionada à saúde.  

?  Construir materiais informativos direcionados para a compreensão de usuários e famílias, no que diz respeito a métodos de tratamento não farmacológico, ações de prevenção e julgamentos de autocuidado.  

?  Desenvolver atividades de educação em saúde em áreas estratégicas das comunidades, pluralizando o benefício do exercício físico e aproximando seus conhecimentos com as demandas deficitárias das coletividades.  

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 - Planejamento do Estágio em Saúde I:

•  Diagnóstico institucional do programa de exercício físico.

•  Elaboração do referencial teórico preliminar (parcial) sobre o programa escolhido.

•  Elaboração de planejamento das sessões do programa de exercício físico.

•  Estudos individuais e em grupos aplicados ao programa escolhido.

 

Unidade 2 - Realização de Estágio em Saúde I:

•  Atividades de observação do programa escolhido.

•  Atividades de participação conjunta nas sessões de exercício físico do programa escolhido.

•  Atividades de prática de intervenção (planejamento, organização aplicação e gestão) de sessões de exercício físico no programa escolhido.

 

Unidade 3 -  eminário Integrador do Estágio em Saúde I:

•  Pontos de encontro de orientação individual e discussão das situações de estágio;

•  Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio;

•  Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes;

•  Socialização, reflexão e discussão acadêmica e de orientações do estágio;

•  Articulação entre  teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do estudante.

 

Unidade 4 - Relatório das Atividades de Estágio:

•  Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio.

•  Seminários de discussão e debate sobre as situações de estágio.

•  Seminário Final sobre a apresentação e considerações do estágio.

 

Metodologia  

A disciplina será desenvolvida por meio da realização de estágios supervisionados, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros. Os acadêmicos poderão ser divididos em pequenos  grupos a fim de trabalhar especificamente na troca de saberes dos espaços de saúde (baixa, média e alta complexidade).  

 

Avaliação

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.  

 

Bibliografia Básica

NEGRÃO, C. E.; BARRETTO, A. C. P. (Coord.).  Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 3. ed. Barueri: Manole, 2010.

NIEMAN, D. C. Exercício e saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. 6 ed. São Paulo: Manole, 2014.

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L.  Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

 

Bibliografia Complementar

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE.  Diretrizes da ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 9. ed. Guanabara Koogan, 2014.

HEYWARD, V. H. Avaliação Física e Prescrição do Exercício, Técnicas Avançadas. 6. ed. Artmed, 2013.

HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PEREIRA, B. O. (Org.). Atividades física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo. Florianópolis: Ed. Tribo da Ilha, 2014.

SIMÃO, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para grupos Especiais. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2014.