Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Estágio Profissional em Saúde I Código: 40-1391 Carga Horária: 160h (Prática: 160h) N° de Créditos: 08
Ementa Estágio prático realizado em instituições públicas, privadas e sociais que possibilita ao acadêmico a aplicação dos conhecimentos em atividade física, exercício físico e saúde, capacitando o mesmo para uma atuação generalista, assegurando ao profissional o desenvolvimento de ações estratégicas de prevenção de doenças, promoção e reabilitação da saúde.
Objetivos ? Promover a discussão e análise do campo de intervenção do profissional de educação física na promoção, prevenção e recuperação de saúde individual e coletiva. ? Planejar, avaliar e monitorar a saúde individual e coletiva pelo profissional de Educação Física na rede de saúde local. ? Discutir o processo saúde-doença em um marco teórico social, modelo específicos de entendimento e prevenção de enfermidades através do exercício físico. ? Desenvolver estratégias de prevenção à saúde, baseadas no Programa Nacional de Promoção à Saúde, de acordo com os Programas Municipais de Saúde. ? Analisar a atuação do Professor de Educação Física enquanto membro da equipe de Saúde. ? Compreender os principais conceitos do campo da saúde coletiva, estudos de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. ? Possibilidades de intervenção em políticas sociais e de acompanhamento a pessoas que apresentam vulnerabilidade social. ? Diagnosticar e planejar programas de Atividade Física (A.F.) e exercício físico, estabelecendo a relação teoria e prática. ? Oportunizar a vivência de situações de estágio de aplicação de conhecimentos em atividade física relacionada à saúde. ? Construir materiais informativos direcionados para a compreensão de usuários e famílias, no que diz respeito a métodos de tratamento não farmacológico, ações de prevenção e julgamentos de autocuidado. ? Desenvolver atividades de educação em saúde em áreas estratégicas das comunidades, pluralizando o benefício do exercício físico e aproximando seus conhecimentos com as demandas deficitárias das coletividades.
Conteúdo Curricular Unidade 1 - Planejamento do Estágio em Saúde I: • Diagnóstico institucional do programa de exercício físico. • Elaboração do referencial teórico preliminar (parcial) sobre o programa escolhido. • Elaboração de planejamento das sessões do programa de exercício físico. • Estudos individuais e em grupos aplicados ao programa escolhido.
Unidade 2 - Realização de Estágio em Saúde I: • Atividades de observação do programa escolhido. • Atividades de participação conjunta nas sessões de exercício físico do programa escolhido. • Atividades de prática de intervenção (planejamento, organização aplicação e gestão) de sessões de exercício físico no programa escolhido.
Unidade 3 - eminário Integrador do Estágio em Saúde I: • Pontos de encontro de orientação individual e discussão das situações de estágio; • Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio; • Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes; • Socialização, reflexão e discussão acadêmica e de orientações do estágio; • Articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do estudante.
Unidade 4 - Relatório das Atividades de Estágio: • Pontos de encontro de orientação e discussão das situações de estágio. • Seminários de discussão e debate sobre as situações de estágio. • Seminário Final sobre a apresentação e considerações do estágio.
Metodologia A disciplina será desenvolvida por meio da realização de estágios supervisionados, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação pedagógica e de discussão das situações de estágio, seminários e outros. Os acadêmicos poderão ser divididos em pequenos grupos a fim de trabalhar especificamente na troca de saberes dos espaços de saúde (baixa, média e alta complexidade).
Avaliação A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.
Bibliografia Básica NEGRÃO, C. E.; BARRETTO, A. C. P. (Coord.). Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 3. ed. Barueri: Manole, 2010. NIEMAN, D. C. Exercício e saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. 6 ed. São Paulo: Manole, 2014. MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Bibliografia Complementar AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Diretrizes da ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 9. ed. Guanabara Koogan, 2014. HEYWARD, V. H. Avaliação Física e Prescrição do Exercício, Técnicas Avançadas. 6. ed. Artmed, 2013. HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. PEREIRA, B. O. (Org.). Atividades física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo. Florianópolis: Ed. Tribo da Ilha, 2014. SIMÃO, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para grupos Especiais. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2014. |