URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atividades Aquáticas

Código: 40-1390

Carga Horária: 80h (Teórica: 10h - Prática: 50h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo histórico-crítico das atividades aquáticas. Adaptação ao meio líquido. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem.  Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação e hidroginástica.

 

Objetivo

?  Identificar aspectos marcantes da história e evolução das atividades aquáticas.

?  Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados e dos fundamentos básicos de hidroginástica.

?  Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação e da hidroginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas.

?  Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da natação.

?  Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação.

?  Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação.

 

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Introdução as Atividades Aquáticas

?  Histórico e evolução das atividades aquáticas.

?  Adaptação ao meio líquido.

?  Características específicas da natação.

?  Características específicas da Hidroginástica.

?  Fundamentos e exercícios básicos da Hidroginástica.

?  Planejamento e execução de aulas de hidroginástica.  

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação

?  Processo de ensino-aprendizagem dos nados.

?  Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

?  Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

?  Abordagens pedagógicas do ensino da natação.

 

Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação

?  Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Crawl.

?  Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Costas.

?  Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Peito.

?  Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Borboleta.

?  Noções de saídas e viradas.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação

?  Noções das regras básicas de natação.

?  Noções de arbitragem da natação.

 

Metodologia

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos de técnicas e competições, além de aulas práticas na piscina para aprendizagem dos diferentes nados e de exercícios de hidroginástica.  

O TDE será trabalhado através de estudos de técnicos, treinamentos e competições, assim como práticas em arbitragem, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina

 

Bibliografia Básica

BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995.   

LIMA, W.U. Ensinando Natação. São Paulo: Phorte, 1999.  

FARTO, E. R. Treinamento da Natação Competitiva: uma abordagem metodológica. São Paulo: Phorte, 2010.  

 

Bibliografia Complementar

ANDRIES Jr, O. (Org.). Natação: treinamento técnico. Barueri: Manole, 2002.  

HINES, E. Natação para Condicionamento Físico 60 sessões – Treinamento para velocidade, resistência e técnica. São Paulo: Manole, 2010.   

GOMES, W.D.F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint,1995.  

MASSAUD, M.G. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.  

SIMÕES, R. Hidroginástica: propostas de exercícios para idosos. São Paulo: Phorte, 2008.