URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Princípios Ergonômicos na Educação Física

Código: 40-1389

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h - Prática: 10h e TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa

Conceitos de Educação Física no trabalho com a ergonomia. Legislação e  normas regulamentadoras vigentes. Conhecimentos teórico-práticos relativos à otimização da relação saúde-trabalho. Modalidades de intervenção e atuação do Profissional de Educação Física nos ambientes de trabalho. Metodologias de análises ergonômica.

 

Objetivos

Oportunizar aos acadêmicos conceitos de ergonomia e biomecânica durante a atividade ocupacional, a fim de proporcionar o entendimento de conceitos para a realização de análises e intervenções ergonômicas em postos de trabalho.

Desenvolver programas de atividades físicas para prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

 

Conteúdo Curricular

Introdução à Educação Física no Trabalho com a Ergonomia (contextualização e atuação).

Legislação e Normas regulamentadoras.

Bases da Ergonomia.

Avaliação e análise de postos de trabalho; Check lists; Protocolos.

Estudo das doenças ocupacionais – Etiologias, epidemiologia, prevalência e incidência.

Intervenção do Profissional de Educação Física nas principais patologias ocupacionais: prevenção, manutenção e reabilitação da saúde e da qualidade de vida no trabalho Ginástica Laboral

 

Metodologia

As aulas terão caráter expositivo, participativo e prático, utilizando-se recursos audiovisuais (vídeo, datashow e filmes), leituras de artigos, leitura de livros, discussão de textos científicos e seminários. Os trabalhos em grupos e/ou individuais serão realizados mediante a troca saberes entre aluno e professor, inclusive entre os alunos. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.

 

Avaliação

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/ reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e estudos dirigidos. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

EQUIPE ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. 75. ed. GRUPO GEN. Atlas. 01/2015. [Minha Biblioteca] 51.83 S459

MORAES, Marcia V. G.  Doenças  Ocupacionais: agentes: físico, químico, biológico,  ergonômico. São Paulo: Érica, 2014. [Minha Biblioteca] 34:331.823 M822d  

GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 

Bibliografia Complementar

BARSANO, P. R., BARBOSA, R. P. Segurança do Trabalho: guia prático e didático. São Paulo:

Érica, 2014. [Minha Biblioteca] 331.46/.47 B289

MENDES, R.A.; LEITE, N. Ginástica Laboral: princípios e aplicações práticas. 3.  ed. Barueri - SP: Manole, 2012. [Minha Biblioteca]796.41 M492g  

DUL, J; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. 3. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.  

MENDES, R. Alves; LEITE, Neiva. Ginástica laboral:  princípios e aplicações. Barueri  -  SP: Manole, 2004.  

PINHEIRO, Ana Karla da Silva. Ergonomia aplicada á anatomia e á fisiologia do trabalhador. Vol 2. Goiânia - GO: AB Editora, 2006.