Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Exercício Físico e Práticas Integrativas no SUS Código: 40-1386 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h - Prática: 20h - TDE: 10h) N° de Créditos: 02
Ementa Estudo introdutório sobre os sobre a relação do exercício físico, atividade física e as práticas integrativas do SUS. Princípios teóricos e conceituais sobre as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS. As práticas integrativas do SUS e sua aplicabilidade.
Objetivos • Conhecer a relação do exercício físico com as práticas integrativas do SUS. • Identificar as Políticas Públicas elencadas ás Práticas Integrativas e Complementares (PIC). • Introduzir o estudo teórico destas práticas no Curso de Educação Física e discutir a multidisciplinariedade destas práticas, assim como o papel dos profissionais de saúde nesta área. • Estimular ações de promoção da saúde envolvendo equipes multiprofissionais. • Identificar as possibilidades de atuação do profissional do profissional de Educação Física no desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. • Vivenciar algumas práticas Integrativas e complementares do SUS relacionadas à prevenção de agravos e doenças, promoção e recuperação da saúde. • Conhecer as PIC desenvolvidas pela rede pública brasileira, nas esferas federais, estaduais e municipais.
Conteúdo Curricular 1. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) conceitos e concepções. 2. Aspectos históricos das práticas integrativas do SUS. 3. Diferentes manifestações das práticas integrativas. 4. Portaria GM/MS nº 971 de 3 de maio de 2006 e a portaria nº 1.600 de 17 de julho de 2006, sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). 5. Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem as práticas integrativas do SUS como conteúdo da Educação Física. 6 Reflexão e análise das possibilidades de intervenção das práticas integrativas do SUS pelo profissional de Educação Física. 7. Vivências das práticas integrativas e o processo de formação na área da Saúde.
Metodologia As aulas serão desenvolvidas com aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupos e individuais e atividades práticas, estudos dirigidos, seminários. A TDE será trabalhada através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação Serão utilizadas provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, eventos, entre outros. Para a TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina
Bibliografia Básica BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de planejamento do SUS: uma construção coletiva: orientações gerais para elaboração de instrumentos de planejamento, programação anual de saúde e relatório anual de gestão: estrutura e conteúdo. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. CAMPOS, G. W. S. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. LUZ, M. T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
Bibliografia Complementar CARVALHO, S. R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. Atenção primária e promoção da saúde [recurso eletrônico] / Brasília: CONASS, 2011. FRANZ, L. B. B.; OLIVEIRA, K. R. (Org.). Estilo de vida e saúde. Ijuí: UNIJUI, 2013. FRAGA, A. B; WACHS, F. (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007. PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. ROBINSON, L.; NAPPER, H.; BRIEN, C. Exercícios inteligentes com Pilates e Yoga. 2. ed. São Paulo: Editora Pensamento, 2005. |