URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Exercício Físico e Práticas Integrativas no SUS  

Código: 40-1386

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h -  Prática: 20h - TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo introdutório sobre os sobre a relação do exercício físico, atividade física e as práticas integrativas do SUS. Princípios teóricos e conceituais sobre as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS. As práticas integrativas do SUS e sua aplicabilidade.  

 

Objetivos

•  Conhecer a relação do exercício físico com as práticas integrativas do SUS.

•  Identificar as Políticas Públicas elencadas ás Práticas Integrativas e Complementares (PIC).

•  Introduzir o estudo teórico destas práticas no Curso de Educação Física e discutir a multidisciplinariedade destas práticas, assim como o papel dos profissionais de saúde nesta área.

•  Estimular ações de promoção da saúde envolvendo equipes multiprofissionais.

•  Identificar as possibilidades de atuação do profissional do profissional de Educação Física no desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

•  Vivenciar algumas práticas Integrativas e complementares do SUS relacionadas à prevenção de agravos e doenças, promoção e recuperação da saúde.

•  Conhecer as PIC desenvolvidas pela rede pública brasileira, nas esferas federais, estaduais e municipais.

 

Conteúdo Curricular

1.  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) conceitos e concepções.

2.  Aspectos históricos das práticas integrativas do SUS.

3.  Diferentes manifestações das práticas integrativas.

4.  Portaria GM/MS nº 971 de 3 de maio de 2006 e a portaria nº 1.600 de 17 de julho de 2006, sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

5.  Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem as práticas integrativas do SUS como conteúdo da Educação Física.  

6  Reflexão e análise das possibilidades de intervenção das práticas integrativas do SUS pelo profissional de Educação Física.

7.  Vivências das práticas integrativas e o processo de formação na área da Saúde.

 

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas com aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupos e individuais e atividades práticas, estudos dirigidos, seminários. A TDE será trabalhada através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

Serão utilizadas provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo, seminários, eventos, entre outros.  

Para a TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina

 

Bibliografia Básica

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema de planejamento do SUS: uma construção coletiva: orientações gerais para elaboração de instrumentos de planejamento, programação anual de saúde e relatório anual de gestão: estrutura e conteúdo. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

CAMPOS, G. W. S. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

LUZ, M. T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.  

 

Bibliografia Complementar

CARVALHO, S. R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.  

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. Atenção primária e promoção da saúde [recurso eletrônico] / Brasília: CONASS, 2011.  

FRANZ, L. B. B.; OLIVEIRA, K. R. (Org.). Estilo de vida e saúde. Ijuí: UNIJUI, 2013.

FRAGA, A. B; WACHS, F. (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.  

PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.  

ROBINSON, L.; NAPPER, H.; BRIEN, C. Exercícios inteligentes com Pilates e Yoga. 2. ed. São Paulo: Editora Pensamento, 2005.