URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Profissional Lazer, Gestão e Cultura

Código: 40-1384

Carga Horária: 160h (Prática: 160h)

N° de Créditos: 08

 

Ementa

Realizar atividades orientadas e supervisionadas de estágio em lazer,  gestão  e cultura  que possibilite ao estudante a aproximação da realidade, planejar, aplicar e articular os conhecimentos desenvolvidos durante o curso, por meio de práticas interdisciplinares, atividades teórico/práticas formativas no campo profissional da área do lazer,  gestão e  cultura  em instituições públicas ou privadas. Socialização e reflexão crítica da intervenção do estágio.

 

Objetivos

?  Consolidar e articular os conhecimentos desenvolvidos durante o curso de forma consciente, ética e responsável, exercendo as funções profissionais da área de gestão e do lazer por meio de projeto interdisciplinar.

?  Desempenhar o exercício da prática profissional, aliando a teoria à prática, como parte integrante de sua formação profissional.   

?  Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da área do lazer, gestão e cultura.

?  Vivenciar, socializar e refletir situações do estágio de aplicação de conhecimentos na área  do lazer, gestão e cultura  visando a articulação teórico prática através do seminário integrador contribuindo com a sua formação profissional.

?  Elaborar um projeto interdisciplinar na área do lazer, gestão e cultura  relacionando os diferentes campos do conhecimento da educação física.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Planejamento do Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Elaborando o diagnóstico.

?  Princípios do diagnóstico.

?  Diagnóstico institucional.

?  Visitas de observação.

 

Unidade 2 - Planejamento do Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Estrutura básica de um projeto.

?  Elaboração do projeto interdisciplinar.

?  Planejamento das intervenções.

?  Estudos individuais aplicados ao programa escolhido.

 

Unidade 3 - Realização de Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Atividades de observação do programa escolhido.

 

Unidade 4 - Realização de Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Atividades de participação conjunta do programa escolhido.  

 

Unidade 5 – Realização de Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Atividades de prática de intervenção do programa escolhido.

 

Unidade 6 – Seminário Integrador do Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Pontos de encontro de orientação individual e discussão das situações de estágio.

?  Pontos de encontro de orientação coletiva e discussão das situações de estágio.

 

 

Unidade 7 - Seminário Integrador do Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Acolhimento, integração e diálogo das experiências do estágio dos estudantes.

?  Socialização, reflexão e discussão acadêmica e de orientações do estágio.

 

Unidade 8 – Seminário Integrador do Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e das habilidades necessários à formação do estudante.

?  Construção de um artigo.

 

Unidade 9 – Relatório das Atividades de Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura:

?  Elaboração de relatório parcial e final Estágio Profissional em Lazer, Gestão e Cultura.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio da realização de estágio profissional, aulas expositivas-dialogadas, estudos dirigidos, pontos de encontro de orientação pedagógica, socialização e de discussão das situações de estágio, seminário integrador entre outros.

 

Avaliação

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de observação, diagnóstico, planejamento (projeto), realização do estágio. Também será avaliada a participação nos pontos de encontro de orientação e discussão do estágio, no seminário integrador e na apresentação do estágio.

 

Bibliografia Básica

CARREIRO, E. A. Educação Física no Ensino Superior: Gestão da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

DINIZ, A. Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. 1. ed. São Paulo: Espaço Editorial, 2010.

ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

BOOG, G. O. Desafio da Competência. São Paulo: Editora Best Seller, 2004.

FACULDADE INTEGRADA CASTELO BRANCO. Organização de competições: torneios e campeonatos. 20. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003.

PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998.  

PITTS, B. G.; STOTLAR, D. Fundamentos do Marketing Esportivo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2002.