Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE I A Código: 40-1383 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h) Nº de Créditos: 04
Ementa Estilo de vida, atividade física e saúde. Níveis habituais de atividade física, qualidade de vida, lazer ativo e educação para o estilo de vida ativo. Fatores motivacionais para um estilo de vida ativo, indicadores epidemiológicos da atividade física relacionado à saúde e programas de promoção de saúde. A atividade física na atenção básica em saúde. A atuação do Profissional de Educação Física enquanto membro da equipe de Saúde.
Objetivos • Proporcionar a aquisição de conhecimentos e a compreensão dos conceitos associados à prática regular de atividades físicas e outros fatores do estilo de vida, e sua relação com a saúde e a qualidade de vida de todos os indivíduos. • Identificar os diversos indicadores de qualidade de vida, em particular aqueles referentes ao estilo de vida. • Apresentar e discutir evidências recentes da relação entre sedentarismo, atividade física e saúde. • Discutir as intervenções profissionais que provocam hábitos de vida mais ativos, com redução dos riscos de doenças crônico não transmissíveis e maior disposição para o trabalho e o lazer. • Identificar as relações da prática regular de atividade física na saúde e qualidade de vida do trabalhador. • Promoção da saúde nos programas de educação física.
Conteúdo Curricular 1. Atividade física e qualidade de vida: fatores hereditários, socioambientais e do estilo de vida. 2. Atividade física, aptidão física e saúde: conceitos e evidências epidemiológicas de associação. 3. Atividade física nos programas de promoção da saúde. Motivação para a prática de atividades físicas. 4. Qualidade de vida e saúde do trabalhador. 5. Resolução nº 01/CNE/2012 de 30 de maio de 2012 que estabelece as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos.
Metodologia A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas- dialogadas, aulas práticas e de laboratório e seminários. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação do aluno será realizada através de provas teóricas, atividades de grupo e seminários. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Mimiograf, 2006. NIEMAN, D. C. Exercise testing and prescription – A health related approach. Mountain View. California: Mayfield Publishing Company, 1999. VAISBERG, M. e MELLO, M.T. (COORD) Exercícios na Saúde e na Doença. São Paulo: Manole, 2010.
Bibliografia Complementar CHENOWETH, D. H. Worksite health promotion. Champaign, III: Human kinetics, 2007. GUISELINI, M. Aptidão Física, Saúde e Bem-Estar. 2 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2006. PITANGA, J.G. Epidemiologia: da Atividade Física, do Exercício Físico e da Saúde. 3 ed. São Paulo: Phorte, 2010. USDHHS, Promoting physical activity – A guide for community action. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1999. WINNICK, G. Adapted physical education and sport. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000. |