URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde  

Disciplina: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE I A

Código: 40-1383

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estilo de vida, atividade física e saúde. Níveis habituais de atividade física, qualidade de vida,

lazer ativo e educação para o estilo de vida ativo. Fatores motivacionais para um estilo de vida

ativo, indicadores epidemiológicos da atividade física relacionado à saúde e  programas de

promoção de saúde. A atividade física na atenção básica em saúde. A atuação do Profissional

de Educação Física enquanto membro da equipe de Saúde.

 

Objetivos

•  Proporcionar a aquisição de conhecimentos e a compreensão dos conceitos associados à prática regular de atividades físicas e outros fatores do estilo de vida, e sua relação com a saúde e a qualidade de vida de todos os indivíduos.

•  Identificar os diversos indicadores de qualidade de vida, em particular aqueles referentes ao estilo de vida.

•  Apresentar e discutir evidências recentes da relação entre sedentarismo, atividade física e saúde.

•  Discutir as intervenções profissionais que provocam hábitos de vida mais ativos, com  redução dos riscos de doenças crônico não transmissíveis e maior disposição para o trabalho e o lazer.

•  Identificar as relações da prática regular de atividade física na saúde e qualidade de vida do trabalhador.

•  Promoção da saúde nos programas de educação física.

 

Conteúdo Curricular

1.  Atividade física e qualidade de vida: fatores hereditários, socioambientais e do estilo de vida.

2.  Atividade física, aptidão física e saúde: conceitos e evidências epidemiológicas de associação.

3.  Atividade física nos programas de promoção da saúde. Motivação para a prática de atividades físicas.

4.  Qualidade de vida e saúde do trabalhador.

5.  Resolução nº 01/CNE/2012 de 30 de maio de 2012 que estabelece as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos.  

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-  dialogadas, aulas práticas e de laboratório e seminários. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação do aluno será realizada através de provas teóricas, atividades de grupo e seminários.  Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Mimiograf, 2006.

NIEMAN, D. C. Exercise testing and prescription – A health related approach. Mountain View. California: Mayfield Publishing Company, 1999.  

VAISBERG, M. e MELLO, M.T. (COORD) Exercícios na Saúde e na Doença. São Paulo: Manole, 2010.

 

Bibliografia Complementar

CHENOWETH, D. H. Worksite health promotion. Champaign, III: Human kinetics, 2007.

GUISELINI, M. Aptidão Física, Saúde e Bem-Estar. 2 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

PITANGA, J.G. Epidemiologia: da Atividade Física, do Exercício Físico e da Saúde. 3 ed. São Paulo: Phorte, 2010.

USDHHS, Promoting physical activity – A guide for community action. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1999.  

WINNICK, G. Adapted physical education and sport. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.