Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DIGITAL/TECNOLOGIA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Código: 40-1382 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h - Prática: 10h - TDE: 20h) N° de Créditos: 02
Ementa Educação Física, pesquisa e tecnologias digitais: novos suportes e novas linguagens na constituição do campo do conhecimento. A prática da pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação Física. Mídia-Educação como fundamento teórico-metodológico para a formação e atuação profissional em Educação Física atualizados a era digital. Desenvolvimento e utilização de ferramentas digitais na atuação profissional em Educação Física. Elaboração de um projeto de pesquisa acadêmico na área da Educação Física.
Objetivos Compreender as relações entre pesquisa, TICs e as manifestações da cultura de movimento. Conhecer os aspectos básicos da metodologia de pesquisa e elaborar projetos de pesquisa na Educação Física. Desenvolver o senso crítico, baseado em evidências, sobre as diversas áreas do conhecimento em Educação Física. Reconhecer e utilizar ferramentas digitais atualizadas nas diversas áreas do conhecimento em Educação Físicas Compreender a importância e das ferramentas digitais no campo de atuação do profissional de Educação Física. Compreender as etapas da elaboração de um projeto científico. Elaborar um projeto de pesquisa acadêmico na área da Educação Física.
Conteúdo Curricular Unidade 1 – Cultura do Movimento e as TICs: Referências acerca da Educação e das Tecnologias. Representações sobre temas da Educação Física nas TICs. Cibercultura e utilização das redes sociais. Tematizando as TICs na Educação Física: Mídia-Educação Física: formação e atuação profissional. Divulgação científica e TICs Utilização de softwares gratuitos na atuação profissional
Unidade 2 – Elaboração de um projeto na Educação Física Etapas e componentes de um projeto de pesquisa acadêmico na área da Educação Física
Metodologia Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: projetor de slides, vídeos, gravações. Além disso, aulas práticas em laboratório de informática e biblioteca. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica LEVY, P. Cibercultura. São Paulo, 34 1999. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 1994-2002. 210p. SANCHO, J. M. (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
Bibliografia Complementar CERUTTI, E.; DUARTE, M. S. (Org.). Educação e tecnologias: decifrando caminhos na pesquisa e no ensino. Frederico Westphalen-RS: Ed. URI, c2015. 101 p. ISBN 9788577961443. (Acesso digital) MORAES, R. de A. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. LEVY, P. Qué es lo virtual? Barcelona: Paidos, 1998. LOLLINI, P. Didática e computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991. RICHIT, A. (Org.). Tecnologias digitais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. Curitiba, PR: CRV, c2014. 163 p. ISBN 9788580429275. |