Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES DE COMBATE Código: 40-1381 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h - Prática: 20h - TDE: 10h) N° de Créditos: 02
Ementa Estuda os esportes de combate enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente; buscando analisar e compreender criticamente este fenômeno, bem como vivenciar, estruturar e aplicar intervenções pedagógicas de cunho teórico-prático.
Objetivos ? Adquirir conhecimento histórico e sociocultural relativo ao surgimento, desenvolvimento, expansão e atualidades, das artes marciais, nas suas diversas configurações e contextos sociais. ?Traçar um paralelo entre as artes marciais originais e o processo de esportivização das mesmas, até chegar a concepção atual de esportes de combate. ? Estudar as características gerais, próprias dos esportes de combate, considerando o âmbito da motricidade, da cognição e os aspectos comportamentais envolvidos. ? Vivenciar e refletir sobre abordagens metodológicas e pedagógicas empregadas na iniciação aos esportes de combate. ? Desenvolver e aplicar unidades didáticas que contemplem as atividades de esportes de combate enquanto conteúdo de ensino.
Conteúdo Curricular Unidade 1 - Contextualização histórica e sociocultural dos esportes de combate: ? Origem e evolução histórica das artes marciais. ? Surgimento das manifestações de artes marciais e lutas. ? Características culturais das práticas de artes marciais e lutas. ? Processo de institucionalização, esportivização e expansão dos esportes de combate.
Unidade 2 - Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo dos esportes de combate: ? Conceito, Classificação e características gerais dos esportes de combate. ? Fundamentação pedagógica e metodológica. ? Princípios para organização dos conteúdos. ? Etapas de ensino e sequência dos conteúdos. ? Procedimentos de ensino e avaliação. ? Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.
Unidade 3 - Vivência, análise e estruturação das atividades de esportes de combate não codificados. ? Jogos de oposição/atividades de luta: - A grande distância (jogos de afastamento) - A média distância (jogos de agarramento) - Situações macro e micro-grupos. ? Jogos de luta corpo a corpo: - Situações de luta com golpe. - Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço. - Situações de luta com toque por implemento. • Introdução aos conhecimentos básicos sobre os Esportes de combates olímpicos e a Capoeira.
Metodologia As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas, oficinas demonstrativas; utilização de recursos audiovisuais; trabalhos de pesquisa; seminários e aulas práticas e de práticas pedagógicas. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação Serão avaliados os conhecimentos teórico-conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009. OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000. REID, H.; CROUCHER, O caminho do guerreiro: o paradoxo das Artes Marciais. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
Bibliografia Complementar CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002. NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005. OTOSHI, C. Dicionário de artes marciais: Judô para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Rígel, 1995. VIRGILIO, S. A arte do Judô. Porto Alegre: Rígel, 1994. VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre: Rígel, 2000. |