URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES DE COMBATE

Código: 40-1381  

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h - Prática: 20h - TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa  

Estuda os esportes de combate enquanto manifestação da cultura corporal de  movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente; buscando analisar e compreender criticamente este fenômeno, bem como vivenciar, estruturar e aplicar intervenções pedagógicas de cunho teórico-prático.

 

Objetivos

? Adquirir conhecimento histórico e sociocultural relativo ao surgimento, desenvolvimento, expansão e atualidades, das artes marciais, nas suas diversas configurações e contextos sociais.

?Traçar um paralelo entre as artes marciais originais e o processo de esportivização das mesmas, até chegar a concepção atual de esportes de combate.

? Estudar as características gerais, próprias dos esportes de combate, considerando o âmbito da motricidade, da cognição e os aspectos comportamentais envolvidos.

? Vivenciar e refletir sobre abordagens metodológicas e pedagógicas empregadas na iniciação aos esportes de combate.

? Desenvolver e aplicar unidades didáticas que contemplem as atividades de esportes de combate enquanto conteúdo de ensino.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 - Contextualização histórica e sociocultural dos esportes de combate:

? Origem e evolução histórica das artes marciais.

? Surgimento das manifestações de artes marciais e lutas.

? Características culturais das práticas de artes marciais e lutas.

? Processo de institucionalização, esportivização e expansão dos esportes de combate.

 

Unidade 2 - Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo dos esportes de combate:

? Conceito, Classificação e características gerais dos esportes de combate.

? Fundamentação pedagógica e metodológica.

? Princípios para organização dos conteúdos.

? Etapas de ensino e sequência dos conteúdos.

? Procedimentos de ensino e avaliação.

? Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.

 

Unidade 3  -  Vivência,  análise e estruturação das atividades de esportes de combate não codificados.

? Jogos de oposição/atividades de luta:

- A grande distância (jogos de afastamento)

- A média distância (jogos de agarramento)

- Situações macro e micro-grupos.

? Jogos de luta corpo a corpo:

- Situações de luta com golpe.

- Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço.

- Situações de luta com toque por implemento.

• Introdução aos conhecimentos básicos sobre os Esportes de combates olímpicos e a Capoeira.

 

 

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas, oficinas demonstrativas; utilização de recursos audiovisuais; trabalhos de pesquisa; seminários e aulas práticas e de práticas pedagógicas. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

Serão avaliados os conhecimentos teórico-conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009.

OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

REID, H.; CROUCHER, O caminho do guerreiro: o paradoxo das Artes Marciais. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

 

Bibliografia Complementar

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005.

OTOSHI, C. Dicionário de artes marciais: Judô para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Rígel, 1995.

VIRGILIO, S. A arte do Judô. Porto Alegre: Rígel, 1994.

VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre: Rígel, 2000.