URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: BIOMECÂNICA DO EXERCÍCIO  

Código: 40-1379

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

Abordar os aspectos biomecânicos do movimento humano a partir dos mecanismos responsáveis pela estruturação do mesmo, a partir da ótica da mecânica. Estudo da biodinâmica e da cinética e cinemática do movimento humano.  

 

Objetivos

Possibilitar ao discente a compreensão dos fundamentos da biomecânica, através das análises das forças internas e externas que atuam sobre o movimento humano. Instrumentalizar o aluno para o uso de conceitos e ferramentas da mecânica aplicadas ao corpo humano.  

Revisar os conteúdos de anatomia funcional, planos e eixos relacionados com o movimento das diferentes articulações do sistema de movimento do ser humano;

Identificar e compreender os conceitos relacionados a biomecânica externa e interna;

Identificar os instrumentos para análise biomecânica quantitativa e quantitativa do movimento do ser humano;

Identificar e compreender a aplicação dos conceitos biomecânicos na área do esporte e saúde.

 

Conteúdo Curricular

1. INTRODUÇÃO A BIOMECÂNICA

2. BIOMECÂNICA EXTERNA

2.1 Classificações dos diferentes tipos de forças;

2.2 Trigonometria;

2.3 Diagrama de corpo livre;

2.4 Equilíbrio estático e condições de equilíbrio;

2.5 Centro de gravidade;  

2.6 Centro de massa;

2.7 Cinemática  

2.7.1 Cinemática linear;  

2.7.2 Cinemática angular;  

2.8 Cinética  

2.8.1 Cinética linear;

2.8.2 Cinética angular;

3. BIOMECÂNICA INTERNA

3.1 Mecânica musculoesquelética;

3.1.1 Biomecânica do tecido ósseo;

3.1.2 Biomecânica do tecido cartilaginoso (cartilagem articular);

3.1.3 Biomecânica do tecido tendíneo e ligamentar;  

3.1.4 Biomecânica do tecido muscular (músculo estriado esquelético);

3.1.4.1 Arquitetura Muscular;  

3.1.4.2 Mecanismos relacionados com a produção de força;

3.1.4.3 Relação força X comprimento;

3.1.4.4 Relação força X velocidade.

4. BIOMECÂNICA DOS ESPORTES  

5. TÉCNICAS DE PESQUISA/AVALIAÇÃO EM BIOMECÂNICA  

6. BIOMECÂNICA QUALITATIVA   

 

 

 

7. MÁQUINAS SIMPLES

7.1 Polias ou Roldanas

 

Metodologia

Aulas serão teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais, além de aulas práticas em laboratórios com a aplicação prática de todos os testes, além disso serão realizadas discussões em grupo.

  O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação  

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas, práticas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

HALL, S. Biomecânica Básica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

HAMILL, J.; KNUTZEN, K. M. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo: Manole, 2015.

NORDIN, M.; FRANKEL, V. H. Biomecânica Básica do Sistema Musculoesquelético. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

MCGINNIS, P. M. Biomecânica do esporte e do exercício. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

Bibliografia Complementar

NEUMANN, D. A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético: Fundamentos para a Reabilitação Física. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.

OATIS, C. A. Cinesiologia – A Mecânica e a Patomecânica do Movimento Humano. São Paulo: Manole, 2014.

ACKLAND, T. R.; ELLIOT, B. C.; BLOOMFIELD, J. Anatomia e Biomecânica Aplicadas no Esporte. 2. ed. São Paulo: Manole, 2011.  

ENOKA, R. M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. São Paulo: Manole, 2000.

ZATSIORSKY, V. M. Biomecânica no esporte: performance do desempenho e prevenção de lesão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

OKUNO, E.; FRATIN, L. Desvendando a física do corpo humano: Biomecânica. São Paulo: Manole, 2016.

KAPANDJI, A. O que é biomecânica. São Paulo: Manole, 2013.