URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES DE INVASÃO II: HANDEBOL E BASQUETEBOL

Código: 40-1377

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h – TDE: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa  

Estudo histórico-crítico do handebol e basquete. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do handebol e basquete. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do handebol e basquete.

 

Objetivos

Identificar aspectos marcantes da história e evolução do handebol/basquete bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos;

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no handebol/basquete a partir de progressões de exercícios e tarefas;

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do handebol/basquete;

Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do handebol/basquete;

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de handebol/basquete;  

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em handebol/basquete.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Introdução ao Handebol/Basquete:

Histórico e evolução do handebol/basquete.

Caracterização dos jogos esportivos coletivos.

Características específicas do handebol/basquete.

 

Unidade 2 – Metodologia do Ensino do Handebol/Basquete:

Processo de ensino-aprendizagem esportiva.

Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

Abordagens pedagógicas do ensino do handebol/basquete.

 

Unidade 3 – Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Handebol/Basquete:

Fundamentos técnicos básicos de handebol.

Sistemas básicos de defesa e de ataque no handebol.

Fundamentos técnicos básicos de basquete.

Sistemas básicos de defesa e de ataque no basquete.  

 

Unidade 4 – Regulamentação Básica do Handebol/Basquete:

Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de handebol.

Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de basquete.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de handebol/basquete. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

 

 

 

Avaliação

Avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas, fichamentos, planejamentos, seminários e  autoavaliação.  Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina

 

Bibliografia Básica

BAYER, C. La ensenanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea, 1986.

DAIUTO, M. Basquete; metodologia do ensino. São Paulo: Hemus, 1991.

DIETRICH, K. Os grandes jogos; metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.

 

Bibliografia Complementar

EHRET, A. et al. Manual de handebol; treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

FERREIRA, A.E.X. Basquetebol, técnicas e táticas; uma abordagem metodológica. São Paulo: EPU, 1987.

LEE, M. Coaching children in sport; principles and practice. Londres: FN Spon, 1993.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 1997.

SANTOS, L.R.G. Handebol, 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

SIMÕES, A.C. Handebol defensivo; conceitos técnicos e táticos. São Paulo: Phorte, 2002.