Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES DE INVASÃO II: HANDEBOL E BASQUETEBOL Código: 40-1377 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h – TDE: 20h) Nº de Créditos: 04
Ementa Estudo histórico-crítico do handebol e basquete. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do handebol e basquete. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do handebol e basquete.
Objetivos Identificar aspectos marcantes da história e evolução do handebol/basquete bem como as suas características básicas enquanto jogos esportivos coletivos; Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no handebol/basquete a partir de progressões de exercícios e tarefas; Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do handebol/basquete; Dominar os princípios básicos dos sistemas ofensivos e defensivos do handebol/basquete; Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de handebol/basquete; Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em handebol/basquete.
Conteúdo Curricular Unidade 1 – Introdução ao Handebol/Basquete: Histórico e evolução do handebol/basquete. Caracterização dos jogos esportivos coletivos. Características específicas do handebol/basquete.
Unidade 2 – Metodologia do Ensino do Handebol/Basquete: Processo de ensino-aprendizagem esportiva. Princípios e noções de progressões de aprendizagem. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. Abordagens pedagógicas do ensino do handebol/basquete.
Unidade 3 – Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Handebol/Basquete: Fundamentos técnicos básicos de handebol. Sistemas básicos de defesa e de ataque no handebol. Fundamentos técnicos básicos de basquete. Sistemas básicos de defesa e de ataque no basquete.
Unidade 4 – Regulamentação Básica do Handebol/Basquete: Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de handebol. Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de basquete.
Metodologia A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de handebol/basquete. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação Avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas, fichamentos, planejamentos, seminários e autoavaliação. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina
Bibliografia Básica BAYER, C. La ensenanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea, 1986. DAIUTO, M. Basquete; metodologia do ensino. São Paulo: Hemus, 1991. DIETRICH, K. Os grandes jogos; metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.
Bibliografia Complementar EHRET, A. et al. Manual de handebol; treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002. FERREIRA, A.E.X. Basquetebol, técnicas e táticas; uma abordagem metodológica. São Paulo: EPU, 1987. LEE, M. Coaching children in sport; principles and practice. Londres: FN Spon, 1993. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 1997. SANTOS, L.R.G. Handebol, 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. SIMÕES, A.C. Handebol defensivo; conceitos técnicos e táticos. São Paulo: Phorte, 2002. |