Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES TÉCNICO COMBINATÓRIOS: GINÁSTICA Código: 40-1375 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h - Prática: 20h - TDE: 10h) N° de Créditos: 02
Ementa História e evolução das atividades gímnicas e lutas. Fundamentos e estruturação de exercício. Descrição e interpretação de exercício com e sem materiais para diferentes idades.
Objetivos Identificar aspectos marcantes da história e evolução das ginásticas (competitiva e não competitiva). Estruturar o processo de ensino-aprendizagem das ginásticas a partir de progressões de exercícios e tarefas para crianças, adolescentes e adultos e idosos. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino das ginásticas. Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres. Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais das ginásticas, além de apresentar as regras e arbitragem da ginástica competitiva. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica.
Conteúdo Curricular Unidade 1 - Introdução a Ginástica Histórico e evolução da ginástica não competitiva e competitiva Classificação, terminologia e definições dos exercícios. Caracterização e manifestações das ginásticas.
Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras. Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres. Metodologia do Ensino da Ginástica não competitiva e competitiva Processo de ensino-aprendizagem de exercícios. Princípios e noções de progressões na aprendizagem para diferentes idades. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica individual e coletiva.
Unidade 3 - Tendências da Ginástica Estudo das tendências atuais da ginástica não competitivas. Noções básicas e organização de exercícios. Tecnologias nas aulas de ginástica.
Metodologia A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, filmes, e vídeos institucionais. Atividades teórico-prática e de observação à arbitragem das lutas e ginásticas desportivas. Serão utilizados recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, equipamentos e implementos específicos dos esportes dispostos na ementa. O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.
Avaliação A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica SANTOS, J.C.E. Ginástica geral. São Paulo: Fontoura, 2001. GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996. NUNOMURA, M. e TSUKAMOTO, M. H. C. (Org). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.
Bibliografia Complementar BROCHADO, F. e BROCHADO, M. Fundamentos da ginástica artística e trampolim. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,2005 ALONSO, H. de A. G. Pedagogia da ginástica rítmica: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2011.´ ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002. BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003. SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004. |