URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES TÉCNICO COMBINATÓRIOS: GINÁSTICA  

Código: 40-1375

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h -   Prática: 20h - TDE: 10h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa  

História e evolução das atividades gímnicas e lutas. Fundamentos e estruturação de exercício. Descrição e interpretação de exercício com e sem materiais para diferentes idades.

 

Objetivos

Identificar aspectos marcantes da história e evolução das ginásticas (competitiva e não competitiva).  

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem das ginásticas a partir de progressões de exercícios e tarefas para crianças, adolescentes e adultos e idosos.  

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino das ginásticas.  

Dominar os fundamentos básicos para estruturação de exercícios ginásticos com aparelhos e a mãos livres.  

Aplicar as noções básicas de estruturação de exercícios nas tendências atuais das ginásticas, além de apresentar as regras e arbitragem da ginástica competitiva.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em ginástica.  

  

Conteúdo Curricular

Unidade 1 - Introdução a Ginástica

Histórico e evolução da ginástica não competitiva e competitiva

Classificação, terminologia e definições dos exercícios.

Caracterização e manifestações das ginásticas.

 

Unidade 2 - Fundamentação Básica da Ginástica

Desenvolvimento das qualidades físicas e habilidades perceptivo-motoras.

Estruturação de exercícios com aparelhos e a mãos livres.

Metodologia do Ensino da Ginástica não competitiva e competitiva

Processo de ensino-aprendizagem de exercícios.

Princípios e noções de progressões na aprendizagem para diferentes idades.

Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

Abordagens pedagógicas do ensino da ginástica individual e coletiva.

 

Unidade 3 - Tendências da Ginástica

Estudo das tendências atuais da ginástica não competitivas.

Noções básicas e organização de exercícios.   

Tecnologias nas aulas de ginástica.

 

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, filmes, e vídeos institucionais. Atividades teórico-prática e de observação à arbitragem das lutas e ginásticas desportivas. Serão utilizados recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, equipamentos e implementos específicos dos esportes dispostos na ementa.  

O TDE será trabalhado através de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.

 

 

 

 

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

Bibliografia Básica

SANTOS, J.C.E. Ginástica geral. São Paulo: Fontoura, 2001.  

GAIO, R. Ginástica rítmica desportiva popular: uma proposta educacional. São Paulo: Robe, 1996.

NUNOMURA, M. e TSUKAMOTO, M. H. C. (Org). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.  

 

Bibliografia Complementar

BROCHADO, F. e BROCHADO, M. Fundamentos da ginástica artística e trampolim. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,2005

ALONSO, H. de A. G. Pedagogia da ginástica rítmica: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2011.´

ARAÚJO, C. Manual de ajudas em ginástica. Porto: FCDEF-UP, 2002.  

BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo: Ícone, 2003.   

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.