URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PSICOMOTRICIDADE E COMPORTAMENTO MOTOR

Código: 40-1373

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h - Prática: 20h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

Teorias e conceitos básicos do comportamento motor para compreensão do crescimento e do desenvolvimento motor e sua relação com a aprendizagem motora para planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Desenvolvimento dos principais fundamentos e elementos da educação, reeducação e terapia psicomotora. Relações entre psicomotricidade, movimento e educação física. A formação do (a) profissional que atua com a psicomotricidade na trilogia: formação pessoal, teórica e prática.

 

Objetivos

Compreender os processos e mecanismos dos conceitos que compõem o comportamento motor: crescimento, desenvolvimento, maturação, desenvolvimento motor e aprendizagem motora.

Reconhecer os fatores que afetam o comportamento motor, e a importância do planejamento e implementação de programas de educação física e saúde.

Conceituar a psicomotricidade, conhecer suas principais teorias e autores e sua influência no desenvolvimento humano, assim como caracterizar os eixos psicomotores.

Desenvolver estudos teórico/práticos acerca da psicomotricidade como prática educativa.

Confrontar as diferentes concepções e vertentes da psicomotricidade europeia e norte-americana e suas implicações nos espaços educativos e terapêuticos.

Abordar os conceitos da neuropsicomotricidade e suas unidades funcionais no desenvolvimento, aprendizagem e comportamento motor.

Vivenciar as práticas psicomotoras na perspectiva das abordagens funcional e relacional do movimento.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Conceitos e Fundamentos do Comportamento Motor:

Conceituação e Princípios que compõem o comportamento motor.

Teorias de Desenvolvimento Humano e a relação com a Educação Física.

 

Unidade 2 - Fundamentos do Crescimento e do Desenvolvimento Motor:

Diferença entre Desenvolvimento, Crescimento, Maturação e Experiência.  

História e Conceito de Desenvolvimento Motor.  

Crescimento e Idade cronológica e biológica (esquelética, dental, morfológica e sexual).

Teoria do desenvolvimento motor.

Modelo de desenvolvimento motor de Gallahue.

Fases motoras reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada.

Interferência de Fatores Biológicos, Físicos e Ambientais sobre o Desenvolvimento Motor.

   

Unidade 3 - Crescimento e Desenvolvimento Motor ao longo do ciclo da vida:

Características  antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas conforme a idade e o sexo pertinentes a cada período do ciclo da vida.

O desenvolvimento motor na primeira infância: Fatores Pré-Natais que afetam o desenvolvimento motor, Crescimento Pré-Natal e Infantil, Reflexos Infantis e estereótipos rítmicos, Habilidades Motoras Rudimentares.

O desenvolvimento motor na infância: Crescimento e desenvolvimento na infância, Habilidades Motoras Fundamentais, Desenvolvimento Físico, Percepto-Motor e Autoconceito na criança.  

O desenvolvimento motor na Adolescência: Crescimento, desenvolvimento e maturidade física na adolescência. Habilidades Motoras Especializadas, Mudanças de aptidão na adolescência.

O desenvolvimento motor na Idade Adulta e no Idoso: Aptidões fisiológicas em adultos e idosos,

Desempenho motor nestas fases, Desenvolvimento biopsicossocial.

 

Unidade 4 Introdução ao Estudo da Psicomotricidade

Fontes epistemológicas: filosóficas e científicas da psicomotricidade.

Significados da psicomotricidade na perspectiva biopsicossocial.

Raízes históricas da psicomotricidade e as abordagens: evolucionista, funcional e relacional.

Psicomotricidade: a relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Piaget e Vygotsky.

Psicomotricidade: fatores biológicos vs fatores ambientais. Conceitos da epigenética aplicados na área da psicomotricidade.

Principais elementos psicomotores: noção de corpo (conhecimento corporal, imagem corporal e esquema corporal), lateralidade, tônus muscular, postura e equilíbrio, coordenação motora global (coordenação óculo-manual, óculo-pedal), coordenação motora fina, orientação (estruturação espacial e estruturação temporal), ritmo e relaxamento.

Estrutura, organização, planejamento e execução de sessões/aulas de circuitos psicomotores funcionais e relacionais.

 

Unidade 5 – Psicomotricidade e desenvolvimento  

Protocolos de testes e avaliações de elementos psicomotores.

Relação dos elementos psicomotores com desenvolvimento motor, aprendizagem motora e aptidão física de crianças.

Transtornos e distúrbios psicomotores e formas de intervenção.

Educação, reeducação e terapia psicomotora.

Psicomotricidade para grupos especiais.

 

Metodologia

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos de avaliações motoras, além de aulas práticas de aplicação de testes e avaliações de desenvolvimento motor e psicomotricidade.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.  

  

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo, Phorte, 2013.

PIAGET, J. A construção do real na criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.

TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BEE, H. A. Criança em desenvolvimento. 12 ed.  Porto Alegre: Artmed, 2011.   

FONSECA, V. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.  

HAYWOOD, K . M. GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAPALIA, D. OLDS, W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LE BOULCH, J.O Desenvolvimento Psicomotor o nascimento até 6 anos: consequências

educativas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LLEIXÀ ARRIBAS, T. MURAD, F. (Trad.). A educação física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre:

Artmed, 2002.