Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: PSICOMOTRICIDADE E COMPORTAMENTO MOTOR Código: 40-1373 Carga Horária: 80h (Teórica: 40h - Prática: 20h - TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa Teorias e conceitos básicos do comportamento motor para compreensão do crescimento e do desenvolvimento motor e sua relação com a aprendizagem motora para planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Desenvolvimento dos principais fundamentos e elementos da educação, reeducação e terapia psicomotora. Relações entre psicomotricidade, movimento e educação física. A formação do (a) profissional que atua com a psicomotricidade na trilogia: formação pessoal, teórica e prática.
Objetivos Compreender os processos e mecanismos dos conceitos que compõem o comportamento motor: crescimento, desenvolvimento, maturação, desenvolvimento motor e aprendizagem motora. Reconhecer os fatores que afetam o comportamento motor, e a importância do planejamento e implementação de programas de educação física e saúde. Conceituar a psicomotricidade, conhecer suas principais teorias e autores e sua influência no desenvolvimento humano, assim como caracterizar os eixos psicomotores. Desenvolver estudos teórico/práticos acerca da psicomotricidade como prática educativa. Confrontar as diferentes concepções e vertentes da psicomotricidade europeia e norte-americana e suas implicações nos espaços educativos e terapêuticos. Abordar os conceitos da neuropsicomotricidade e suas unidades funcionais no desenvolvimento, aprendizagem e comportamento motor. Vivenciar as práticas psicomotoras na perspectiva das abordagens funcional e relacional do movimento.
Conteúdo Curricular Unidade 1 – Conceitos e Fundamentos do Comportamento Motor: Conceituação e Princípios que compõem o comportamento motor. Teorias de Desenvolvimento Humano e a relação com a Educação Física.
Unidade 2 - Fundamentos do Crescimento e do Desenvolvimento Motor: Diferença entre Desenvolvimento, Crescimento, Maturação e Experiência. História e Conceito de Desenvolvimento Motor. Crescimento e Idade cronológica e biológica (esquelética, dental, morfológica e sexual). Teoria do desenvolvimento motor. Modelo de desenvolvimento motor de Gallahue. Fases motoras reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Interferência de Fatores Biológicos, Físicos e Ambientais sobre o Desenvolvimento Motor.
Unidade 3 - Crescimento e Desenvolvimento Motor ao longo do ciclo da vida: Características antropométricas, cognitivas, motoras, socioafetivas e fisiológicas conforme a idade e o sexo pertinentes a cada período do ciclo da vida. O desenvolvimento motor na primeira infância: Fatores Pré-Natais que afetam o desenvolvimento motor, Crescimento Pré-Natal e Infantil, Reflexos Infantis e estereótipos rítmicos, Habilidades Motoras Rudimentares. O desenvolvimento motor na infância: Crescimento e desenvolvimento na infância, Habilidades Motoras Fundamentais, Desenvolvimento Físico, Percepto-Motor e Autoconceito na criança. O desenvolvimento motor na Adolescência: Crescimento, desenvolvimento e maturidade física na adolescência. Habilidades Motoras Especializadas, Mudanças de aptidão na adolescência. O desenvolvimento motor na Idade Adulta e no Idoso: Aptidões fisiológicas em adultos e idosos, Desempenho motor nestas fases, Desenvolvimento biopsicossocial.
Unidade 4 Introdução ao Estudo da Psicomotricidade Fontes epistemológicas: filosóficas e científicas da psicomotricidade. Significados da psicomotricidade na perspectiva biopsicossocial. Raízes históricas da psicomotricidade e as abordagens: evolucionista, funcional e relacional. Psicomotricidade: a relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Piaget e Vygotsky. Psicomotricidade: fatores biológicos vs fatores ambientais. Conceitos da epigenética aplicados na área da psicomotricidade. Principais elementos psicomotores: noção de corpo (conhecimento corporal, imagem corporal e esquema corporal), lateralidade, tônus muscular, postura e equilíbrio, coordenação motora global (coordenação óculo-manual, óculo-pedal), coordenação motora fina, orientação (estruturação espacial e estruturação temporal), ritmo e relaxamento. Estrutura, organização, planejamento e execução de sessões/aulas de circuitos psicomotores funcionais e relacionais.
Unidade 5 – Psicomotricidade e desenvolvimento Protocolos de testes e avaliações de elementos psicomotores. Relação dos elementos psicomotores com desenvolvimento motor, aprendizagem motora e aptidão física de crianças. Transtornos e distúrbios psicomotores e formas de intervenção. Educação, reeducação e terapia psicomotora. Psicomotricidade para grupos especiais.
Metodologia Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos de avaliações motoras, além de aulas práticas de aplicação de testes e avaliações de desenvolvimento motor e psicomotricidade. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. São Paulo, Phorte, 2013. PIAGET, J. A construção do real na criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001. TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Bibliografia Complementar BEE, H. A. Criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. FONSECA, V. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998. HAYWOOD, K . M. GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. PAPALIA, D. OLDS, W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013. LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1988. LE BOULCH, J.O Desenvolvimento Psicomotor o nascimento até 6 anos: consequências educativas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1988. LLEIXÀ ARRIBAS, T. MURAD, F. (Trad.). A educação física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. |