URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ATIVIDADES RECREATIVAS E DE LAZER

Código: 40-1372

Carga Horária: 80h (Teórica: 15h - Prática: 45h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

Concepções de atividades recreativas/lazer e suas relações com o processo sócio-histórico-cultural.  Funções das atividades recreativas/lazer nos diferentes ambientes. Criatividade e recreação. O jogo no processo de socialização. Planejamento, preparação, execução e avaliação das manifestações das atividades recreativas e de lazer.

 

Objetivos

Compreender  as relações sócio-histórico-cultural das atividades recreativas e de lazer, identificando suas concepções e diferentes manifestações.

Estudar a importância das atividades recreativas e de lazer para o desenvolvimento da criatividade.  

Planejar, preparar, executar e avaliar atividades recreativas e de lazer, contemplando diversas faixas etárias.

Compreender os princípios básicos de atividades recreativas e sua importância na aplicação.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Recreação/Lazer, conceitos e concepções

Funções históricas das atividades de recreação/lazer e suas dimensões.

Diferentes manifestações da recreação/lazer.

Relações de recreação e lazer.

O papel do jogo na recreação e no lazer.

 

Unidade 2 – Planejamento, aplicação e objetivos da Recreação/Lazer

Planejamento de atividades para diferentes faixas etárias e ambientes.

Elaboração de planejamentos que contemplem a recreação e o lazer enquanto conteúdo da Educação Física.  

 

Processo de socialização e organização.

Atividades formativas de aplicação do conhecimento.

 

Metodologia

As aulas terão caráter expositivo, participativo e prático, utilizando-se recursos audiovisuais (vídeo, datashow e filmes), leituras de artigos, contextualizando acerca dos temas proposto pelo componente curricular; construção de textos fundamentados com autores estudados, leitura de livros, discussão de textos científicos e seminários, sendo realizadas em sala de aula. Os trabalhos em grupos e/ou individuais serão realizados mediante a troca saberes entre aluno e professor, inclusive entre os alunos.

 

Avaliação

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/ construção/reconstrução do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários e  estudos dirigidos. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

 

Bibliografia Básica

MARCELLINO, N. C. (org.) Lazer e Recreação repertório de atividades por fases da vida – São Paulo: Campinas Papirus, 2015.

CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 2011.  

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 17.ed. Campinas - SP: Papirus, 2014.  

 

Bibliografia Complementar

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SILVA, T. A. da C. e GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.  

FILHO, L.C. Educação Física, Esporte e Lazer: Reflexões Nada Aleatórias. Autores associados, 2013.

PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.

SCHWARTZ, G. M. Educação Física no ensino superior: atividades recreativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.