URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DOS ESPORTES DE MARCA

Código: 40-1371

Carga Horária: 80h (Teórica: 20h - Prática: 40h - TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

Introdução aos estudos do Atletismo. Conhecimento teórico-prático dos fundamentos técnicos e regras básicas do Atletismo bem como, seus aspectos organizacionais.  

 

Objetivos

Identificar aspectos da história e evolução do Atletismo, bem como, as suas características básicas enquanto esporte de marca.

Incentivar a prática pedagógica através das corridas, saltos, lançamentos e arremesso.

Aplicar noções básicas de regra e arbitragem do Atletismo

Dominar os fundamentos técnicos básicos das diferentes provas do Atletismo.  

Desenvolver e aprofundar conhecimentos e vivências práticas acerca das provas atléticas.  

Identificar as noções básicas do Ciclismo enquanto esporte de marca.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1- Introdução ao Atletismo

1.1.  Origem e evolução histórica do Atletismo.

1.2. Características específicas do Atletismo.

1.3. As provas oficiais do Atletismo.

1.3.  Esportes de marca como conteúdo da Educação Física

 

Unidade 2- Fundamentos do Atletismo: Técnica Básica do Atletismo.

2.1.    Introdução ao ensino das corridas rasas de velocidade.

2.2.    Introdução ao ensino das corridas rasas de meio fundo e fundo.

2.3.    Introdução ao ensino da marcha atlética.

2.4.    Introdução ao ensino das corridas com barreiras e com obstáculos.

2.5.    Introdução ao ensino das corridas de revezamento.

2.6.   Introdução ao ensino do salto em distância.

2.7.   Introdução ao ensino do salto triplo.

2.8.   Introdução ao ensino do salto em altura.

2.9.   Introdução ao ensino do salto com vara.

2.10.   Introdução ao ensino do arremesso de peso.

2.11.   Introdução ao ensino do lançamento de disco.

2.12.   Introdução ao ensino do lançamento de martelo.

2.13.   Introdução ao ensino do lançamento de dardo.

 

Unidade 3 - Regulamentação Básica do Atletismo.

3.1.    Noções das regras básicas do Atletismo.

3.2.    Noções de arbitragem das provas de Atletismo.

3.3.    Materiais adaptados para o ensino do Atletismo.

 

Unidade 4 - Provas combinadas e outros tipos de corrida

4.1.    Heptatlo.

4.2.    Decatlo.

4.3. Cross Country.

4.4. Corrida de Montanha.

4.5. Corrida de Trilha.

 

Unidade 5 – Introdução aos Esportes de Marca/Ciclismo

História e Evolução do Ciclismo.

Características específicas do Ciclismo.

 

Metodologia

Para o desenvolvimento da disciplina serão utilizadas algumas estratégias didáticas como: aula expositiva, seminários, estudo dirigido, acompanhamento de eventos esportivos diversos e/ou situações de prática de ensino do Atletismo, mostras de vídeos, oficinas pedagógicas sobre o Atletismo; aulas práticas, entre outras. Essas estratégias serão utilizadas de acordo com a necessidade da disciplina e do tema a ser trabalhado. Os recursos materiais específicos do atletismo, tais como: bloco de partida, sarrafo, colchão, suporte de sarrafo, peso, dardo, disco, barreira serão utilizados segundo as conveniências e disponibilidades do momento.  

O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

   

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas, provas práticas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

CABRAL, L.A.M.  Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo, Odysseus, 2004.

FERNANDES, J.L. Atletismo: corridas.  2 ed. São Paulo, EPU, 2003.

FERNANDES, J.L. Atletismo: Os Saltos. São Paulo, EPU, 2003

FERNANDES, J.L. Atletismo - lançamentos e arremesso. São Paulo, EPU, 2003

 

Bibliografia Complementar

BARBANTI, V.J. Treinamento físico: bases científicas. São Paulo, Balieiro, 2001.  

MATVEEV, L.P. Treino desportivo: metodologia e planejamento. São Paulo, Phorte, 1997.  

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: Teoria e prática. Guanabara Koogan, 2007.

MESQUITA. I. Pedagogia do treino: formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa, Livros Horizonte, 2005.

MOSSTON, M & ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física. Barcelona, Editorial Hispano Europea, 2001.

SULLIVAN, J.A.  Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri, Manole, 2004.  

CBAT. Regras Oficiais de Atletismo. Rio de Janeiro, 2007.