URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: FUNDAMENTOS DOS ESPORTES

Código: 40-1370

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h - Prática: 30h - TDE: 20h)

Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos diferentes níveis do processo de ensino aprendizagem dos esportes. Abordagens teóricas metodológicas, orientações conceituais e métodos de ensino. Planejamento e estruturação de atividades e tarefas relacionadas aos esportes.

 

Objetivos   

- Compreender e analisar o processo de aprendizagem dos esportes em diferentes níveis, as abordagens teóricas metodológicas, conceitos e métodos de ensino para planejar e estruturar atividades e tarefas relacionadas aos esportes.  

- Conhecer as diferentes classificações dos esportes (Marca, Invasão, rede, raquete, precisão, individuais e coletivos).

- Conhecer as abordagens teóricas metodológicas e as perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensino-aprendizagem dos esportes individuais e coletivos;

-  Conhecer e reconhecer as diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e métodos de ensino dos esportes individuais e coletivos;

-  Analisar e compreender os conceitos básicos da iniciação esportiva para aplicá-los no processo-ensino-aprendizagem-treinamento das diferentes manifestações esportivas considerando as interações pessoais na aprendizagem da técnica.

- Reconhecer o jogo como meio instrumental operativo para o desenvolvimento da capacidade tática.

-  Vivenciar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento da iniciação esportiva para conhecer e aplicar as diferentes formas de planejamento e métodos dos esportes.

 

Conteúdo Curricular

ASPECTOS PEDAGÓGICOS

1.1 Aspectos pedagógicos dos esportes;  

1.2. A pedagogia do ensino do esporte e suas intervenções;

1.3. A pedagogia do esporte e a complexidade;

1.4. Pedagogia dos esportes e educação;

1.5. As tarefas e os desafios da pedagogia dos esportes;

1.6. O conceito de esporte plural;

1.7. Conceitualização de esporte como parte dos temas estruturantes da cultura corporal de movimento;

1.8. Classificação dos esportes sob o prisma das lógicas interna e externa;

1.9. Abordagens e perspectivas pedagógicas dos esportes: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena.

 

2 O JOGO COMO MEIO INSTRUMENTAL OPERATIVO

2.1.  Do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático.

2.2.  O desenvolvimento das capacidades táticas: acertar o alvo, tirar vantagem, reconhecer espaços, transporte da bola, sair da marcação, se apresentar e receber, etc.

2.3.  Metodologia moderna: método linear, posicional e situacional.

 

3.  O JOGO BÁSICO EM CADA ESPORTE

3.1.  Jogos para a Iniciação Tática.   

3.2.  Jogos para o Ensino-Aprendizagem da Técnica.

3.3.  Jogos para o Ensino-Aprendizagem da Tática de grupo. Conceitos táticos básicos.

3.4.    Do Jogo Informal ao Pré-desportivo. Jogos de Iniciação, Jogos Reduzidos, Jogos

Aplicativos.  

 

Metodologia

As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação, discussão em forma de seminários, reuniões, participação e vivencias em atividades esportivas nos diferentes níveis.

O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

APOLO, A. A criança e o adolescente no esporte: como deveria ser. São Paulo: Phorte, 2007.  

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.).  Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.   

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.  

 

Bibliografia Complementar

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?.

GAYA, A.; MARQUES, A.;  GO, Tani (Org.).  Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001.   

SULLIVAN, J. A. (Coord.). Cuidados com o jovem atleta: enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Barueri: Manole, 2004.  

VARGAS NETO, F. X.; VOSER, R.C. A criança e o esporte: uma perspectiva lúdica. Canoas: ULBRA, 2001.