URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Academias: Organização e Planejamento

Código: 40-1027

Carga Horária: 40h Teórica: 20h  Prática: 10h  TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

História e evolução das atividades de academia. Fundamentos e estruturação de exercícios. Descrição e interpretação de exercícios com e sem materiais. Planejamento estratégico e gestão de academias.

 

OBJETIVOS:

  • Estudar a história e a evolução das atividades físicas de academia.
  • Prescrever e interpretar exercícios específicos com e sem equipamentos.
  • Avaliar, adequar e prescrever atividades próprias de academia para adolescentes, adultos e desportistas em geral, visando a melhoria de suas capacidades e performance.
  • Elucidar conceitos básicos de planejamento estratégico e gestão, aplicados ao mercado de academias.
  •  

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – História e evolução das academias de ginástica:

História das academias.

Equipamentos, instalações e ambientes para a prática de exercícios físicos.

Adaptação de locais, métodos e meios de treinamento com musculação para o planejamento de programas direcionados para diferentes populações.

 

Unidade 2 – Prescrição e avaliação do exercício em academias:

Atividades em grupo e/ou personalizadas.

Alongamento e flexibilidade: aplicações na academia.

Tendências de atividade física na academia.

 

Unidade 3 – Planejamento estratégico e gestão em academias:

Práticas de gestão administrativa aplicadas a academias.

Gestão de Talentos Humanos: seleção, recrutamento, acompanhamento de pessoal, avaliação, desligamento, programa de desenvolvimento profissional, benefícios, folha de pagamento, segurança do trabalho, psicologia e assistência social.

Ferramentas de gestão administrativa (planejamento estratégico, orçamento, programas de qualidade).

Profissionalismo (direção, processo decisório e liderança).

 

METODOLOGIA:

Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos, gravações. Além disso, aulas práticas em academia e sala de ginástica.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CLÉMENCEAU, J-P.; DELAVIER, F. Fitness:  um corpo perfeito ao alcance de todas as mulheres. Barueri, SP: Manole, 2009.

GHORAYEB, N.; BARROS, T.  O exercício: preparação fisiológica,  avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999.

SABA, F. Liderança e gestão: para academias e clubes esportivos. São Paulo: Phorte, 2006.

 

Bibliografia Complementar

DELAVIER, F.  Guia dos movimentos de musculação:  abordagem anatômica. São Paulo: Manole. 2006 .

GUEDES, D. P. e GUEDES, J. E. R. P. Manual prático para avaliação em Educação Física. Barueri: Manole, 2006.

LIMA, C. S.; PINTO, R. S. Cinesiologia e musculação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SHEPHARD, R.J. Envelhecimento, Atividade Física e Saúde. São Paulo: Phorte, 2003.

SIMÃO, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para grupos Especiais. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2014.