URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Epidemiologia da Atividade Física

Código: 40-1026

Carga Horária: 40h Teórica: 30h  TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Apresentação dos métodos epidemiológicos que viabilizam o estudo da ocorrência de agravos à saúde e de seus determinantes do processo saúde doença. Possibilita o entendimento da presença de diferenciais de indicadores de qualidade de vida entre grupos populacionais, utilizando o pensamento epidemiológico para auxílio na saúde da população.

 

OBJETIVOS:

  • Compreender os conceitos e principais aplicações e usos da epidemiologia
  • Contextualizar a história e os principais epidemiologistas do mundo e suas descobertas
  • Compreender as medidas de efeito, impacto e ocorrência bem como associação e causalidade
  • Analisar os tipos de estudos epidemiológicos
  • Apresentar os Indicadores de Saúde
  • Reconhecer a validades dos estudos
  • Conhecer e saber aplicar o cálculo amostral
  • Apresentar a epidemiologia da atividade física
  • Desenvolver o pensamento científico, crítico e autônomo para a reflexão e busca de resolução de problemas na área de Educação Física enquanto epidemiologista.
  • Habilitar para análise e interpretação de estudos epidemiológicos
  • Levar o estudante a discutir os mais importantes aspectos do processo do adoecer, tanto no aspecto individual como das coletividades.
  • Perspectivas da Epidemiologia
  •  

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Conceitos e principais aplicações e usos da epidemiologia:

Origem do termo Epidemiologia e suas definições.

O que faz um epidemiologista.

Principais descobertas até atualidade

Princípios da epidemiologia

Personagens importantes na história da Epidemiologia

Tipo de estudos Epidemiológicos e suas funções: Descritivos e Analíticos

 

Unidade 2 – Medidas:

Distinguir as medidas e ensinar a calcular: efeito, impacto e ocorrência.

Ocorrência: Prevalência e Incidência.

Efeito: Risco relativo, razão de prevalência e razão de odds.

Impacto: efeito absoluto, fração etiologia e risco atribuído na população.

Onde essas medidas podem ser encontradas.

 

Unidade 3 – Associação e Causalidade:

Definição.

Critérios de Causalidade.

Critérios de Hill

 

Unidade 4 – Estudos Transversais:

Definição.

Vantagens e desvantagens.

Medida de associação.

 

Unidade 5 – Estudos de caso-controle

Definição.

Vantagens e desvantagens.

Medida de associação.

 

Unidade 6 – Estudos de coorte:

Definição.

Vantagens e desvantagens.

Medida de associação.

 

Unidade 7 – Estudos ecológicos:

Definição.

Vantagens e desvantagens.

Medida de associação.

 

Unidade 8 – Estudos Experimentais:

Definição.

Vantagens e desvantagens.

Medida de associação.

 

Unidade 9 – Indicadores de Saúde

Definição e utilização.

Principais Indicadores: Mortalidade, Letalidade e Taxas.

 

Unidade 10 – Validade e Precisão em estudos Epidemiológicos

Definição.

Validade interna, externa e Repetibilidade.

Vieses, fatores de confusão e modificadores de efeito.

Sensibilidade, Especificidade.

 

Unidade 11 – Epidemiologia da Atividade Física (A.F.):

Recomendações da A.F. e descrições de A.F. no Brasil e no mundo.

A.F. e ambiente.

Conhecimento e barreiras da A.F. populacional.

A.F. e as DCNT.

A.F. e as intervenções no Brasil.

Mensuração de A.F.em estudos epidemiológicos.

Guia da atividade física mundial e brasileira: discussões e perspectivas para o profissional de educação física.

 

Unidade 12 – Perspectivas da Epidemiologia:

Contextualizar as demais áreas da epidemiologia: ocupacional, ambiental, epigenética, serviços de saúde e farmacoepidemiologia.

 

METODOLOGIA:

Aulas expositivo-dialogadas com auxílio de multimídias, vídeos institucionais contemporâneos sobre a abrangência em epidemiologia da atividade física, leitura e discussão dos temas. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão, leituras e estudos prévios.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010.

FLETCHER, R. H; FLETCHER, S. W.; FLETCHER, G. S. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

MEDRONHO, A. Roberto. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2011.

 

Bibliografia Complementar

DACOSTA, L. P. (org.). Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

COHN, A. Saúde no Brasil: políticas e organizações de serviços. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GALLEGUILLOS, T.G. B. Epidemiologia: indicadores de saúde e análise de dados. São Paulo: Érica, 2017.  

HULLEY, S. B. et al. Delineando a pesquisa clínica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

LESER, W. Elementos de epidemiologia geral. Rio de Janeiro: Atheneu, 1997.