URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Esporte e Mídia na Educação Física

Código: 40-1024

Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 10h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Relações entre o esporte e a mídia: ligações, confrontos e complementaridade. O esporte difundido pelos e nos meios de comunicação na sociedade globalizada: possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física.

 

OBJETIVOS:

  • Estabelecer relações entre esporte e mídia compreendendo as diferentes possiblidades de análise/intervenção por meio da Educação Física em uma sociedade globalizada.
  • Delimitar e constituir base teórica preliminar para o estudo da relação esporte e mídia.
  • Propiciar ao acadêmico compreender os conceitos de mídia e mercado esportivo.
  • Apresentar critérios de avaliação de objetivos da mídia.
  • Permitir que o acadêmico reconheça o tipo de mídia e de estratégia de investimento a partir da identificação do produto central em torno do qual a campanha se realiza.
  • Elaborar, executar, avaliar, coordenar, supervisionar, gerenciar e dirigir projetos de mídia e marketing esportivo por meio da Educação Física e do Esporte.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Introdução aos conceitos da disciplina:

Natureza e características da mídia na comunicação

Fundamentos da mídia e do marketing esportivo

 

Unidade 2 – Introdução aos conceitos da disciplina:

As formas de investimento em esporte.

Perspectivas históricas da mídia e do marketing no esporte.

 

Unidade 3 - Estrutura e funcionamento do esporte

Natureza e fundamentos do esporte.

Elementos típicos do ambiente esportivo.

 

Unidade 4 - Estrutura e funcionamento do esporte

O consumidor de esporte e a mídia

Administração e gerenciamento de propriedades esportivas e a mídia

Estratégias de mídia e marketing no esporte

 

Unidade 5 - Mídia e marketing no esporte

O esporte como produto: atributos básicos

Definição de preços e distribuição no esporte

Mídia e criação de valor no esporte

 

Unidade 6 - Perspectivas de mídia e mercado esportivo no Brasil e no mundo

O futuro da indústria do entretenimento

Horizontes tecnológicos da mídia e do negócio esportivo (jogos virtuais, televisão,

cinema e internet).

Mercado de trabalho e especialização acadêmica

 

 

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2012.  

DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.   

NICOLLI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. São Paulo: Phorte, 2009.   

 

Bibliografia Complementar

BOURG, J. F.; GOUGUET, J. J. Economia do esporte. São Paulo: Edusc, 2005.    

BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2009.   

MULLIN, B. J.; HARDY, S. Marketing esportivo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.  

POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006.   

RIBEIRO, R.A. Mercadorização do Esporte pela Mídia: Transformação de espectadores em consumidores. 1 ed. São Paulo: Lexia, 2011.