Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Esporte e Mídia na Educação Física Código: 40-1024 Carga Horária: 40h Teórica: 20h Prática: 10h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Relações entre o esporte e a mídia: ligações, confrontos e complementaridade. O esporte difundido pelos e nos meios de comunicação na sociedade globalizada: possibilidades de análise/intervenção por meio da Educação Física.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Introdução aos conceitos da disciplina: Natureza e características da mídia na comunicação Fundamentos da mídia e do marketing esportivo
Unidade 2 – Introdução aos conceitos da disciplina: As formas de investimento em esporte. Perspectivas históricas da mídia e do marketing no esporte.
Unidade 3 - Estrutura e funcionamento do esporte Natureza e fundamentos do esporte. Elementos típicos do ambiente esportivo.
Unidade 4 - Estrutura e funcionamento do esporte O consumidor de esporte e a mídia Administração e gerenciamento de propriedades esportivas e a mídia Estratégias de mídia e marketing no esporte
Unidade 5 - Mídia e marketing no esporte O esporte como produto: atributos básicos Definição de preços e distribuição no esporte Mídia e criação de valor no esporte
Unidade 6 - Perspectivas de mídia e mercado esportivo no Brasil e no mundo O futuro da indústria do entretenimento Horizontes tecnológicos da mídia e do negócio esportivo (jogos virtuais, televisão, cinema e internet). Mercado de trabalho e especialização acadêmica
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos em grupo e outros. O TDE será trabalhado através de estudos de caso, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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Bibliografia Básica BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2012. DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportivos. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. NICOLLI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. São Paulo: Phorte, 2009.
Bibliografia Complementar BOURG, J. F.; GOUGUET, J. J. Economia do esporte. São Paulo: Edusc, 2005. BUCCI, E.; KEHL, M. R. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2009. MULLIN, B. J.; HARDY, S. Marketing esportivo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. POIT, D. R. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006. RIBEIRO, R.A. Mercadorização do Esporte pela Mídia: Transformação de espectadores em consumidores. 1 ed. São Paulo: Lexia, 2011. |