URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Primeiros Socorros em Educação Física

Código: 40-1023

Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Conhecer e executar os procedimentos de Primeiros Socorros em situações de emergência. Preparar o Profissional de Educação Física para prestar os Primeiros atendimentos em caso de acidentes, dando ênfase e prevenção do mesmo.

 

OBJETIVOS:

  • Proporcionar ao Acadêmico de Educação Física conhecimentos teórico-práticos que permitam a compreensão de como assistir e prestar os tipos de cuidados mais usuais nas diversas situações que exigem primeiros socorros. Capacitando-o também a prestar os tipos de cuidados e técnicas de socorro de urgência para os problemas mais constantes dentro das atividades físicas que exigem os mesmos.
  • Preparar o profissional de Educação Física para prestar os Primeiros Socorros, no caso de acidentes, dando ênfase e prevenção do mesmo.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Ferimentos e Lesões.

Fraturas.

Estiramentos.

Entorses.

Distensões.

Contraturas.

Cãibras.

Hemorragias.

Lesões ósseas e articulares.

Mordida de cão e gato

 

Unidade 2 – Imobilização e transporte.

Tipos de imobilizações.

Transporte e locomoção de acidentado.

 

Unidade 3 – Queimaduras e alergias e Intoxicações.

Queimaduras de primeiro segundo e terceiro grau.

Exposição ao calor

Corpo estranho

Intoxicação

Picada de animais peçonhentos.

 

Unidade 4 – Desmaios.

Procedimentos em caso de desmaio.

Principais sinais clínicos do desmaio.

 

Unidade 5 – Socorros clínicos

Estado de choque/estado convulsivo/crise epilética.

Asfixia/choque elétrico.

Afogamento.

Hipotensão/hipertensão.

Hipoglicemia.

Reanimação cardiovascular.

 

Unidade 6 – Caixa de emergência.

Itens obrigatórios no kit de emergência

Como proceder na organização do kit de emergência

 

METODOLOGIA:

Aulas serão teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais, além de aulas práticas em laboratórios com a aplicação prática dos procedimentos, além disso serão realizadas discussões em grupo.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas, práticas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AMERICAN COLLEGE OF  SURGEONS. Committee on Trauma. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DUNCAN, B. B et al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em vidências.

4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

FLEGEL, M. Primeiros Socorros no Esporte. São Paulo: Manole, 2002.

 

Bibliografia Complementar

GUYNTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

WERNER, D. Onde não há médico. São Paulo: Paulus, 2002.

FIGUEIREDO, N. M. A. (Org.). Enfermagem: cuidando em emergência. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2008.

MARTINS, H.S.; DAMASCENO, M.C.T.; AWADA, S.B. Pronto-socorro: medicina de mergência.3ed.

Barueri, SP: Manole, 2013.

MORAES, M.V.G. Atendimento pré-hospitalar: treinamento da brigada de emergência do suporte básico ao avançado. 1 ed. São Paulo: Iátria, 2010.