URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Educação Física IV

Código: 40-1007

Carga Horária: 40h Teórica: 10h Prática: 20h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Desenvolvimento, em grupo supervisionado, de um projeto integrando as disciplinas desenvolvidas até o 5º semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e por projetos.

 

OBJETIVOS:

  • Desenvolver um trabalho de resolução de problemas reais, em grupos supervisionados, articulados às disciplinas desenvolvidas nos semestres anteriores do curso.
  • Propor análises, reflexões e soluções de problemas através da criação de ferramentas, métodos e/ou produtos que contribuam para a solução do problema estudado localmente por cada grupo.
  • Adotar uma abordagem ativa e interdisciplinar de modo que os estudantes busquem soluções inovadoras para problemas reais e recorrentes, sob a supervisão do professor.
  • Favorecer uma participação ativa e autônoma dos estudantes que, a partir do conhecimento teórico fornecido pelas disciplinas do curso até o momento, buscarão soluções para problemas reais utilizando os conhecimentos que desenvolveram em sua trajetória acadêmica.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Criação do Problema

Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), e do Design Thinking (DT), em relação ao tema do projeto em desenvolvimento pela turma e pelo grupo.

Criação e definição de problemas a partir da realidade.  

Como elaborar e criar planos de ação a partir de problemas.

 

Unidade 2 – Resolução do problema

A criação de métodos como etapa da resolução de problemas.

Normas de produção de relatório acadêmico científico.

Produção de relatório acadêmico científico.

Elaboração da proposta de resolução de problema.

 

METODOLOGIA:

A disciplina consistirá em aulas teóricas e orientações de preparação e execução das atividades além de supervisão constante do professor da disciplina nas atividades acadêmicas de resolução de problemas, além disso serão realizados seminários de acompanhamento durante a disciplina.

O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende a realização e entrega das tarefas propostas pelo professor da disciplina no tempo determinado, além da entrega do relatório final e as apresentações dos seminários de acompanhamento e seminário final. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

LAKATOS, E. MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

THOMAS, J.R & NELSON, N.K. Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed: Porto Alegre. 2002.   

 

Bibliografia Complementar

BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.  

GOLDENBERGER, M.  A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2.d. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GRIGOLLI, A.; A. G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008.

MOLINA NETO, V. TRIVINOS, A.N.S. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

STORTI, A. T. et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 2. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2006.