URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Saúde

Código: 40-1001

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa:

Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício profissional na saúde, sob orientação e supervisão docente. Intervenções compreendendo atividades de observação, planejamentos e reflexão da ação.

 

Objetivos:

Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos da saúde, atividade física e qualidade de vida.

Realizar estudos individuais e coletivos relacionados aos conteúdos saúde, atividade física e qualidade de vida a fim de contribuir para a observação, o planejamento e resolução de situações problemas que possam emergir a partir da contextualização dos saberes e aproximação do campo profissional.

Vivenciar atividades que contemplem a saúde, atividade física e qualidade de vida mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática.

Oportunizar a reflexão a respeito da tomada de decisões mais adequadas à prática profissional da educação física com base na integração de conhecimentos através de práticas multiprofissionais e interdisciplinares.

Desenvolver a capacidade para pesquisa que contribua na construção de uma atitude interdisciplinar e favorável a formação continuada.

 

Conteúdos Curriculares:

Unidade 1- Experiências profissionais de saúde, atividade física e qualidade de vida:

Observação e reflexão de situações contextualizadas na saúde, atividade física e qualidade de vida.

Resolução de situações-problema características do ambiente profissional na saúde, atividade física e qualidade de vida.

Planejamentos

Estudos individuais e coletivos

 

Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional

Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas a saúde, atividade física e qualidade de vida  com diferentes públicos e espaços profissionais.

Relatório das experiências de aproximação do ambiente profissional e reflexões das intervenções estabelecendo a relação teórico-prática.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas. A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.

 

Avaliação:

O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Mimiograf, 2006.

NIEMAN, D. C. Exercise testing and prescription – A health related approach. Mountain View. California: Mayfield Publishing Company, 1999.  

POLLOCK, M. L; WILMORE, J. H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1993.

 

Bibliografia Complementar

CHENOWETH, D. H. Worksite health promotion. Champaign, III: Human kinetics, 2007. 1EX

VAISBERG, M. e MELLO, M.T. (COORD) Exercícios na Saúde e na Doença. São Paulo: Manole, 2014.

HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROBERGS, R. A.; ROBERTS, S. O. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício: para aptidão desempenho e saúde. São Paulo: Phorte, 2002.

SILVA, O. J.; SILVA, T. J. C. Exercício e saúde: fatos e mitos. Florianópolis: UFSC, 1995.

WINNICK, G. Adapted physical education and sport. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.