Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Saúde Código: 40-1001 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h) N° de Créditos: 02
Ementa: Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício profissional na saúde, sob orientação e supervisão docente. Intervenções compreendendo atividades de observação, planejamentos e reflexão da ação.
Objetivos: Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos da saúde, atividade física e qualidade de vida. Realizar estudos individuais e coletivos relacionados aos conteúdos saúde, atividade física e qualidade de vida a fim de contribuir para a observação, o planejamento e resolução de situações problemas que possam emergir a partir da contextualização dos saberes e aproximação do campo profissional. Vivenciar atividades que contemplem a saúde, atividade física e qualidade de vida mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática. Oportunizar a reflexão a respeito da tomada de decisões mais adequadas à prática profissional da educação física com base na integração de conhecimentos através de práticas multiprofissionais e interdisciplinares. Desenvolver a capacidade para pesquisa que contribua na construção de uma atitude interdisciplinar e favorável a formação continuada.
Conteúdos Curriculares: Unidade 1- Experiências profissionais de saúde, atividade física e qualidade de vida: Observação e reflexão de situações contextualizadas na saúde, atividade física e qualidade de vida. Resolução de situações-problema características do ambiente profissional na saúde, atividade física e qualidade de vida. Planejamentos Estudos individuais e coletivos
Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas a saúde, atividade física e qualidade de vida com diferentes públicos e espaços profissionais. Relatório das experiências de aproximação do ambiente profissional e reflexões das intervenções estabelecendo a relação teórico-prática.
Metodologia: O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas. A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.
Avaliação: O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.
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Bibliografia Básica NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Mimiograf, 2006. NIEMAN, D. C. Exercise testing and prescription – A health related approach. Mountain View. California: Mayfield Publishing Company, 1999. POLLOCK, M. L; WILMORE, J. H. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1993.
Bibliografia Complementar CHENOWETH, D. H. Worksite health promotion. Champaign, III: Human kinetics, 2007. 1EX VAISBERG, M. e MELLO, M.T. (COORD) Exercícios na Saúde e na Doença. São Paulo: Manole, 2014. HOWLEY, E. T.; FRANKS, B. D. Manual do instrutor de condicionamento físico para a saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. ROBERGS, R. A.; ROBERTS, S. O. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício: para aptidão desempenho e saúde. São Paulo: Phorte, 2002. SILVA, O. J.; SILVA, T. J. C. Exercício e saúde: fatos e mitos. Florianópolis: UFSC, 1995. WINNICK, G. Adapted physical education and sport. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.
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