Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA A SAÚDE Código: 20-783 Carga Horária: 80h Teórica: 50h Prática: 10h TDE: 20h N° de Créditos: 04
Ementa Fisiologia humana celular e geral. Fisiologia dos sistemas: neuromuscular, cardiovascular, renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino.
Objetivos Entender os principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os seguintes sistemas humanos especializados (gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, hematológico, endocrinológico, reprodutivo e linfático), com enfoque no sistema neuromuscular.
Conteúdo Curricular Unidade 1 – Introdução a fisiologia humana - Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno - Célula e suas funções - Imunidade - Hemostase Unidade 2 – Fisiologia neuromuscular - Transporte por meio da membrana celular: difusão e transporte ativo; - Potenciais de membrana e potenciais de ação; - Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular
Unidade 3 - Fisiologia Cardiovascular: - Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição; - Regulação do aparelho cardiovascular; - Sistema arterial, venoso e linfático
Unidade 4 - Fisiologia Renal: - Fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina; - Fisiologia dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares, líquido intersticial e edema; controle da osmolaridade do líquido extracelular e da concentração de sódio; regulação do volume sanguíneo e do volume do líquido extracelular;
Unidade 5 - Fisiologia Respiratória: - Mecânica da ventilação pulmonar; volumes e capacidades pulmonares; volume minuto respiratório; ventilação alveolar e respiração artificial; - Princípios físicos das trocas gasosas; - Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais;
Unidade 6 - Fisiologia do sistema nervoso: - Organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas, dor, dor visceral, cefaleia e sensações térmicas. - Funções motoras da medula e dos reflexos medulares, do tronco cerebral e gânglios de base, controles córtex e cerebelo; - Funções intelectuais do cérebro; - Funções cerebrais do comportamento: sistema límbico, papel do hipotálamo e controle das funções orgânicas vegetativas.
Unidade 7 - Fisiologia do sistema digestivo: - Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico; - Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção; - Funções hepáticas.
Unidade 8 - Fisiologia do sistema endocrinológico: - Introdução a endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotálamo; hormônios das glândulas tireoide, paratireoide e suprarrenal. Hormônios córtico-suprarrenais: funções dos mineralocorticoides e glicocorticoides. - Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina, glucagon e diabetes mellitus.
Unidade 9 - Fisiologia Reprodutiva: - Funções reprodutivas e hormonais no homem - Funções reprodutivas e hormonais da mulher; - Gravidez e lactação: nutrição intrauterina, função da placenta, fatores hormonais na gravidez, parto, lactação - função da prolactina e ocitocina; - Fisiologia fetal e neonatal.
Metodologia Aulas teóricas expositivas dialogadas por meio de diversas técnicas de ensino e aprendizagem e utilização de recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais. As aulas práticas com manuseio de peças anatômicas humanas ou modelos anatômicos no laboratório de anatomia. O ensino aprendizagem será complementado por meio da utilização de atlas anatômico e livros de fisiologia humana, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação cognitiva dar-se-á por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2. ed. São Paulo: Manole Ltda., 1991. GANONG, W. F. Fisiologia médica. 22. ed. São Paulo: AMGH, 2010.
Bibliografia Complementar JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. MACEY, R. I. Fisiologia Humana. São Paulo: Edgard Bluncher, 1991. SILVERTORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010. HOUSSAY, B. A. Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1984. MAURER, M. H. Fisiologia humana ilustrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2014. TORTORA, G.J. Corpo humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. |