URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA A SAÚDE

Código: 20-783

Carga Horária: 80h  

Teórica: 50h      Prática: 10h      TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

Fisiologia humana celular e geral. Fisiologia dos sistemas: neuromuscular, cardiovascular, renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino.

 

Objetivos  

Entender os principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os seguintes sistemas humanos especializados (gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, hematológico, endocrinológico, reprodutivo e linfático), com enfoque no sistema neuromuscular.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Introdução a fisiologia humana

  - Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno

           - Célula e suas funções

           - Imunidade

           - Hemostase

Unidade 2 – Fisiologia neuromuscular

- Transporte por meio da membrana celular: difusão e transporte ativo;

- Potenciais de membrana e potenciais de ação;

- Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular

 

Unidade 3 - Fisiologia Cardiovascular:

- Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição;

- Regulação do aparelho cardiovascular;

- Sistema arterial, venoso e linfático

 

Unidade 4 - Fisiologia Renal:

- Fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina;

- Fisiologia dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares,  líquido  intersticial e edema; controle da osmolaridade do líquido extracelular e da concentração de sódio; regulação do volume sanguíneo e do volume do líquido extracelular;

 

Unidade 5 - Fisiologia Respiratória:

-  Mecânica da ventilação pulmonar; volumes e capacidades pulmonares; volume minuto respiratório; ventilação alveolar e respiração artificial;

- Princípios físicos das trocas gasosas;

-  Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais;

 

Unidade 6 - Fisiologia do sistema nervoso:

-  Organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanorreceptivas, dor, dor visceral, cefaleia e sensações térmicas.  

- Funções motoras da medula e dos reflexos medulares, do tronco cerebral e gânglios de base, controles córtex e cerebelo;

- Funções intelectuais do cérebro;

- Funções cerebrais do comportamento: sistema límbico, papel do hipotálamo e controle das funções orgânicas vegetativas.

 

Unidade 7 - Fisiologia do sistema digestivo:

-  Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico;

- Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção;  

- Funções hepáticas.

 

Unidade 8 - Fisiologia do sistema endocrinológico:

-  Introdução a endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotálamo; hormônios das glândulas tireoide, paratireoide e suprarrenal. Hormônios córtico-suprarrenais: funções dos mineralocorticoides e glicocorticoides.  

- Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina, glucagon e diabetes mellitus.

 

Unidade 9 - Fisiologia Reprodutiva:

- Funções reprodutivas e hormonais no homem  

- Funções reprodutivas e hormonais da mulher;

- Gravidez e lactação: nutrição intrauterina, função da placenta, fatores hormonais na gravidez, parto, lactação - função da prolactina e ocitocina;  

- Fisiologia fetal e neonatal.

 

Metodologia

Aulas teóricas expositivas dialogadas por meio de diversas técnicas de ensino e aprendizagem e utilização de recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais. As aulas práticas com manuseio de peças anatômicas humanas ou modelos anatômicos no laboratório de anatomia. O ensino aprendizagem será complementado por meio da utilização de atlas anatômico e livros de fisiologia humana, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras. O TDE será trabalhado através de estudos de caso clínico, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação cognitiva dar-se-á por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.  

 

Bibliografia Básica

GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. 2. ed. São Paulo: Manole Ltda., 1991.

GANONG, W. F. Fisiologia médica. 22. ed. São Paulo: AMGH, 2010.

 

Bibliografia Complementar

JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MACEY, R. I. Fisiologia Humana. São Paulo: Edgard Bluncher, 1991.

SILVERTORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma abordagem Integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

HOUSSAY, B. A. Fisiologia Humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1984.

MAURER, M. H. Fisiologia humana ilustrada. 2. ed. Barueri: Manole, 2014.

TORTORA, G.J. Corpo humano: Fundamentos de anatomia e fisiologia. 8. ed. Porto  Alegre: Artmed, 2012.