Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Projetos de Instalações Prediais

Código: 30-351

Carga horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Pré-Requisitos: 30-341

Correquisitos: 30-349, 30-350

 

EMENTA

Projetos em equipes multidisciplinares envolvendo as áreas de projeto arquitetônico, projeto de instalações hidrossanitários (água fria, água quente, esgoto sanitário e esgoto pluvial), projeto de instalações elétricos e projetos complementares (gás, telefone, plano de prevenção e proteção contra incêndio e demais necessários), documentação. Inter-relações em áreas distintas do conhecimento. Interface entre aluno e profissão.

 

 OBJETIVOS

Introduzir a interdisciplinaridade na área de projetos arquitetônico, de instalações e complementares. Proporcionar condições de elaboração de projetos de instalações e complementares partindo de um projeto arquitetônico, visando conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Capacitar ao acadêmico obter uma visão global na prática, de como se dá um processo de gerenciamento construtivo nas fases de elaboração, documentação e aprovação de projetos junto aos órgãos e entidades competentes envolvidos no processo.

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de instalações hidrassanitários, elétricos e complementares;

- Realizar o dimensionamento de projetos de instalações hidrassanitários, elétricos e complementares;

- Verificar a concepção e a compatibilização do projeto elaborados;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Projetos de Instalações Prediais será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados aos projetos de instalações hidrossanitário, elétrico e complementares, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. Os projetos serão conduzidos levando em consideração as principais ferramentas disponíveis no mercado para o desenvolvimento de projetos no âmbito profissional do acadêmico. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Projetos de Instalações Prediais.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CREDER; H. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. 6. ed., Rio de Janeiro, LTC, 2006.

JUNIOR, R. de C. Instalações elétricas e o projeto de arquitetura. 3. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

BRENTANO, T. A Proteção Contra Incêndios no Projeto de Edificações. 1. ed., Porto Alegre: [s.n.], 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, E. C. da. Física aplicada a construção – Conforto Térmico. 4.ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1991 (2009).

CRUZ, E. C. A.; ANICETO, Larry Aparecido. Instalações elétricas: fundamentos, prática e projetos em instalações residenciais e comerciais. 2. ed. São Paulo: Érica, 2012.

YAZIGI, W. A Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 2009.

CERVELIN, S.; CAVALIN, G. Instalações elétricas prediais. 20. ed. São Paulo: Erica, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR5626-AF; NBR7198-AQ; NBR13714-ACI; NBR8160-ES; NBR7229-FS; NBR10844-AP; NBR13932-GLP; NBR 7229-TS; NBR 13969-TCE.