Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: PRIMEIROS SOCORROS Código: 40-1492 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h) Nº de Créditos: 02
Ementa Técnicas para atendimento em primeiros socorros.
Objetivos: A disciplina visa desenvolver as seguintes competências: Promover conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para realizar primeiros socorros em situações de emergência. Desenvolver capacidade de trabalho em equipe.
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 1: PRINCIPIOS DA TÉCNICA ASSÉPTICA E NOÇÕES GERAIS AO SOCORRISTA
Conhecimento e aprendizagem dos princípios de assepsia. Obter habilidades de verificação de sinais vitais, realização de curativos e ataduras. Preparo e administração de medicamentos injetáveis. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Conhecer e aprender técnicas de primeiros socorros em: ferimentos, queimaduras e exposição ao calor, hemorragias, intoxicações, corpos estranhos, desmaio e ameaça de desmaio, estado de choque, estado convulsivo, ressuscitação cardiopulmonar, asfixia e engasgos, choque elétrico, afogamento, mordida de cão e gato e picada de animais peçonhentos, picadas de insetos, transporte de acidentado e emergência, parto de emergência. Prevenção de acidentes na infância e na terceira idade. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica BARROS, Alba Lucia Botura Leite de. Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2011. BORTOLOTTI, Fábio. Manual do socorrista. 2. ed. Porto Alegre: Expansão, 2009. NORO, João J. (Coord.). Manual de primeiros socorros: como proceder nas emergências em casa, no trabalho e no lazer. São Paulo: Ática, 1996.
Bibliografia Complementar CAZARIM, Jorge Luiz Bastos; RIBEIRO, Luiz Fernando Guillon; FARIA, Claudia Nogueira. Trauma pré-hospitalar e hospitalar: adulto e criança . Rio de Janeiro: Medsi, 1997. DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS. Committee on Trauma. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: básico e avançado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. PORTO, Celmo Celeno; PORTO, Arnaldo Lemos (Coord.). Exame clínico: Porto & Porto. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. RAMOS JÚNIOR, José. Semiotécnica da observação clínica: fisiopatologia dos sintomas e sinais. 7. ed. São Paulo: Sarvier, 1998. PIRES, Marco Túlio Baccarini; STARLING, Sizenando Vieira. Erazo manual de urgências em pronto-socorro. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
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