Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área do Conhecimento de Ciências Biológicas

Componente Curricular: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL APLICADA I A Código: 20-856

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (Tde: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Estudo das bases celulares, teciduais e do desenvolvimento embrionário humano.

 

Objetivos

• Conhecer os instrumentos e técnicas histológicas empregadas no estudo das células, com o intuito de usar os conhecimentos teóricos adquiridos para interpretar lâminas histológicas utilizando os recursos técnicos da Microscopia.

• Conhecer os tipos celulares e estruturas que os tecidos apresentam, bem como noções básicas sobre sua histofisiologia.

• Compreender as bases do desenvolvimento embrionário e fetal.

• Conhecer procedimentos laboratoriais e atuar com responsabilidade e segurança.

• Desenvolver a comunicação oral e escrita

 

Habilidades

• Promover a interdisciplinaridade de conteúdos, através da relação da Histologia e Embriologia com outras disciplinas.

• Conhecimento das etapas do desenvolvimento humano e anexos embrionários estabelecendo relações com os avanços tecnológicos e sociedade.

• Conhecimento da estrutura celular e tecidual para o entendimento da constituição do corpo humano.

• Desenvolvimento de capacidades para o trabalho em equipe colaborativa e comunicação

• Entendimento da responsabilidade, respeito, ética e comunicação no processo de formação profissional    

• Desenvolvimento da autonomia na busca do conhecimento

• Desenvolvimento de práticas laboratoriais relacionadas

• Reconhecimento da responsabilidade e compromisso com a segurança pessoal e coletiva no laboratório e o cuidado no descarte de rejeitos químicos e materiais biológicos, seguindo os preceitos da biossegurança

• Organização do espaço de atividades, zelo dos materiais e equipamentos utilizados no desenvolvimento das atividades

 

Conteúdo Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – CITOLOGIA E HISTOLOGIA GERAL

Estudar as estruturas celulares eucarióticas e seus componentes. Compreender os meios e métodos de estudo em histologia.

Estudar as características básicas e morfofisiológicas dos tecidos que formam o corpo humano: tecido Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso, unindo o estudo teórico com estudo prático e laboratorial dos tecidos.

TDE 01 e TDE 02– Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01. 

UNIDADE DE ENSINO 02 – EMBRIOLOGIA GERAL

Conhecer o sistema reprodutor feminino e masculino e os aspectos da reprodução humana. Estudar as fases do desenvolvimento embrionário e fetal, os anexos embrionários e sua relação com os avanços tecnológicos e a sociedade.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02. 

 

 

 

Metodologia 

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. 

As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins.

Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação 

A avaliação se propõe a verificar se as competências e habilidades propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelos estudantes, por meio de diversas formas de avaliação. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal. 

 

Bibliografia Básica

PIEZZI, Ramón S.; FORNES, Miguel W. Novo atlas de histologia normal de di Fiori. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

ROBERTIS, E. D. P. de; ROBERTIS, Eduardo de. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

SADLER, T. W. Embriologia médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997

 

Bibliografia Complementar

CARNEIRO, J.; JUNQUEIRA, L. C. Histologia Básica: Texto e Atlas. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 611.018 J94h [Biblioteca Virtual]  

COCHARD, L. R. Atlas de embriologia humana de Netter. Porto Alegre: Art Med, 2003. 288p 611.013(084.4) C593a

JUNQUEIRA, L. C; ANDRADE, C. G. T. J.; JORDÃO, B. Q. Biologia celular e molecular. 7. ed. . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.  576/577 J94b

LODISH, H.; BERK, A.; KAISER, C. A.; KRIEGER, M.; BRETSCHER, A.; PLOEGH, H.; AMON, A. Biologia Celular e Molecular. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. [Biblioteca Virtual]

WATSON, J. D.; BAKER,  T. A.; BELL, S. P.; GANN, A.; LEVINE, M.; LOSICK, R. Biologia Molecular do Gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. [Biblioteca Virtual]